O
prefeito Firmino Filho (PSBD) divulgou por videoconferência com jornalistas nesta
segunda-feira (19) dados da quinta etapa da pesquisa por amostragem da Covid-19
em Teresina. Segundo o levantamento, a estimativa é de que 32.691 pessoas
estejam contaminadas com o novo coronavírus na cidade.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 a 17 de maio e demonstrou que o crescimento que a quantidade de positivados é 42 vezes maior que os 786 confirmados, oficialmente, no domingo anterior à pesquisa. (Veja gráfico abaixo).
De acordo com dados divulgados pela prefeitura, neste período, o número de infectados cresceu 90%. Firmino avaliou o alto índice de subnotificação como “bastante preocupante”.
“Este dado é bastante preocupante se levarmos em consideração também a taxa de ocupação de leitos de UTIs da cidade para pessoas com a Covid-19. O Censo Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde já aponta que 68,86% dos leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 existentes em Teresina estão ocupados. Teresina possui hoje, cadastrados para atendimento de pacientes com Covid-19, 167 leitos de UTI, sendo que 115 deles estão ocupados. Portanto, é perceptível a evolução do vírus na capital, o risco elevado de contaminação e poderemos ter dias dramáticos nas próximas semanas”, disse o prefeito Firmino Filho.
Foto: Ascom.
Outro dado que chegou a atenção diz respeito à taxa de propagação do vírus, denominado de R0 (R-zero). Este número também cresceu e está em 1,62%, quando o ideal é que ele seja menor que 1. Na quarta etapa da sondagem a taxa estava em 1,24%.
“Essa taxa maior do que 1 diz muito sobre o nosso comportamento e mostra que o isolamento social precisa ser levado a sério. O R0 corresponde ao número médio de contágio causado por cada pessoa, e o ideal é que este número esteja abaixo de 1, e aqui na capital esse número só tem crescido”, alerta Firmino.
Confira abaixo o comportamento do vírus pelas regiões de Teresina:
Zona Norte – 29%
Zona Sul – 29%
Zona Sudeste – 23%
Zona Leste – 19%
“Já chegamos a marca de 40 óbitos em Teresina e a gente percebe que o isolamento está passando por uma redução bastante grande. Precisamos ter consciência que o isolamento social é uma das poucas armas que nós temos. A doença está em ascensão e temos que continuar fortalecendo as ações que nos levam a uma maior taxa de isolamento, qeu é grande instrumental para evitar a propagação do vírus na cidade, como também para termos tempo de expandir a nossa capacidade de atendimento hospitalar”, disse o prefeito.
A pesquisa mostrou também que tem crescido o número de positivados nas pessoas acima de 70 anos, que já representam 7% dos casos – na etapa anterior este número estava em 3%. Entre as pessoas de 55 a 69 anos também foi observada uma elevação nos números, que estão em 15% (na sondagem passada estava em 7%). O número também cresceu entre crianças e adolescentes e esta faixa etária já apresenta 14% dos casos (foram 11% na quarta sondagem), bem como na faixa etária de 35 a 44 anos, que agora são 18% dos positivados (na quarta etapa este número foi de 16%).