Uma audiência realizada nesta terça-feira (27) entre membros do Ministério Público do Piauí e representantes da Prefeitura de Teresina discutiu a vacinação contra a Covid-19 da população em situação de rua na capital. O encontro definiu medidas que serão implantadas para operacionalizar a imunização desse público.
Leia também: Superlotação em Parnaíba: Sejus diz que nova penitenciária deve resolver problema
Segundo o MPPI, uma outra audiência havia sido realizada definiu que a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e a FMS construiriam as diretrizes do instrutivo para a Vacinação da População em Situação de Rua.
Foto: Elias Fontinele / O Dia
“De acordo com o instrutivo e com o Plano Nacional de Imunização, o processo de vacinação deve começar com a população em situação de rua que está institucionalizada, que possui mais de 60 anos e apresenta comorbidades. Outra pauta da reunião foi que os profissionais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) ainda não estão inclusos no Plano Nacional”, disse o MPPI.
Na reunião, foi apontada a necessidade de um levantamento para a catalogação de dados e informações seguras sobre a população em situação de rua. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) deve realizar o levantamento.