A 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) já tem data para acontecer: entre os dias 11 e 20 de agosto o evento volta ao Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Este ano, a primeira advogada do Brasil, Esperança Garcia, será homenageada pelo evento.
(Foto: Divulgação/UFPI)
Nesta edição do Salipi, além dos tradicionais shows musicais e palestras, será possível acompanhar exposições de arte e produções audiovisuais. A partir de março, devem começar a ocorrer exposições como preparação para o evento. Também está prevista a volta do “Esquenta SALIPI”, iniciativa realizada pela UFPI na última edição do evento e que foi bem recebida pelo público. Toda a programação do evento ainda será divulgada.
Na última sexta (13), houve a primeira reunião entre a UFPI e a Fundação Quixote sobre a realização do Salipi. Segundo os organizadores, o evento, que comumente acontece no mês de junho, este ano será realizado em agosto para comemorar o aniversário de Teresina, que acontece no dia 16 de agosto.
Quem foi Esperança Garcia?
(Foto: Reprodução/Internet)
Símbolo de resistência, Esperança Garcia lutou pelo Direito e sua natureza jurídica foi vista logo cedo, quando, no dia 6 de setembro de 1770, escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam, tendo sido inclusive separada de seu marido e impedida de batizar os filhos. Essa carta foi considerada o primeiro Habeas Corpus feito por uma mulher. A carta foi encontrada em 1979 no arquivo público do Piauí.
Em 2017, a OAB-PI reconheceu Esperança Garcia como primeira advogada do Piauí. Já em novembro de 2022, Esperança foi reconhecida como a primeira Advogada do Brasil.