Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

69,2% dos prefeitos piauienses podem se reeleger neste ano

O Piauí é o segundo estado com menor percentual de gestores que podem concorrer ao segundo mandato. Apenas a Paraíba, com 67,7%, tem índice mais baixo.

17/09/2020 16:28

A Confederação Nacional dos Municípios divulgou dados a respeito das disputas eleitorais deste ano. No Piauí, os números indicam que 69,2% dos atuais prefeitos podem concorrer à reeleição em novembro. Isso representa o total de 155 dos 224 municípios do estado. No entanto, nem todos os gestores que tem direito a concorrerem à reeleição homologaram candidaturas, como é o caso de Paulo Henrique, do PSD, em União.

Os outros 69 municípios, que correspondem a 39,8% das cidades piauienses, obrigatoriamente terão renovação de gestores, tendo em vista que os atuais prefeitos já estão em segundo mandato.

O Piauí é o segundo estado com menor percentual de gestores que podem concorrer ao segundo mandato. Apenas a Paraíba, com 67,7%, tem índice mais baixo.

Os altos índices refletem a alta taxa de renovação dos gestores municipais em 2016, quando apenas 1.184 dos 5.568 conseguiram se reeleger. Portanto, todos os demais podem concorrer a um segundo mandato no país, onde o índice dos prefeitos que podem ser reeleitos é de 78,7%.

De acordo com a CNM, em comparações por região e Estado, os percentuais são muito semelhantes, “não havendo grandes e expressivas diferenças, dando a entender que o comportamento do eleitor brasileiro é uniforme na escolha de seus representantes ao Executivo local”.

No Piauí, dos 155 prefeitos que podem se reeleger, 18 são mulheres e 137 são homens. Além disso, outro dado que chama a atenção é que 32 possuem mais de 60 anos, ou seja, estão na faixa etária que é grupo de risco para a covid-19, causada pelo novo coronavírus. 


Veja o estudo completo da CNM  

Mais sobre: