Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fantasia de pai como Alladin e filho como macaco gera polêmica em BH

Pai diz que se fantasiou de Alladin e colocou filho como 'melhor amigo'.  Internautas viram a fantasia de menino negro como racismo.

09/02/2016 14:50


Fernando, Cíntia e Mateus fantasiados no Carnaval de Belo Horizonte (Foto: Fernando Bustamante/Arquivo pessoal)

Fernando, Cíntia e Mateus fantasiados em BH (Foto: Fernando Bustamante/Arquivo pessoal)

Uma foto de uma família de Belo Horizonte com fantasias de Alladin, o macaco Abu e a princesa Jasmine causou comoção nas redes sociais. O produtor de teatro Fernando Bustamante e sua mulher Cíntia saíram fantasiados com o filho Mateus, de dois anos, vestido do macaquinho amigo de Alladin. A associação da imagem da criança negra com macaco foi alvo de muitas críticas e apontada como “racismo” por alguns internautas.

No domingo (7), Fernando, Cíntia e Mateus desfilaram no Bloco do Batiza, no bairro Floresta, em Belo Horizonte. Produtor de teatro, o pai usou o figurino de uma peça que já apresentou e fantasiou toda a família. De Alladin, Fernando levou o melhor amigo de sua personagem, o macacão Abu, nos ombros. Era Mateus.

A foto foi postada pelo pai em seu perfil no Facebook e foi alvo de muitas denúncias de racismo e injúria racial. Alguns internautas caracterizaram a atitude do pai de vestir o filho como Abu de “nojento” e “sacana”. Ao mesmo tempo, muitos internautas saíram em defesa do pai, dizendo que não houve racismo na fantasia.

Fernando Bustamante conversou com o G1 sobre o episódio, e disse que "jamais, em hipótese nenhuma, foi racismo. É surreal pensarem que foi intencional ou que foi nossa vontade expor o Mateus desta maneira”. O produtor de teatro disse que a escolha das personagens teve como motivo mostrar uma grande família.

“Ele [Alladin] não tem filho, tem um melhor amigo. Está sempre com ele, ajuda a conquistar o que quer. E a figura do filho está representado no amor, que é um macaco. Partiu do principio de representar uma família”, disse.

Fernando disse que, como usou o quepe e o colete da peça no filho, alguns foliões no bloco até pensaram que Mateus também estava caracterizado de Alladin. “Eu acho que eu parti de um idealismo e eu tenho que ser mais realista. Neste contexto do filme, do personagem, não é uma ofensa ele ser o Abu. É óbvio que, em outro contexto, é grotesco. Esse aprendizado vai vir diariamente com o Mateus”, se defendeu.

Fernando, Mateus e Cíntia saem fantasiados em Belo Horizonte (Foto: Fernando Bustamante/Arquivo pessoal)

Fernando, Mateus e Cíntia saem fantasiados em Belo Horizonte (Foto: Fernando Bustamante/Arquivo pessoal)

Na segunda-feira, a família saiu em outro bloco de carnaval com outras fantasias. Neste dia, Mateus estava de Pequeno Príncipe. A foto também foi publicada no Facebook, junto com a explicação de Fernando sobre a fantasia de Abu. Em seu relato, o pai disse que “gostaria de pedir desculpas para aqueles que sentiram ofendidos com a nossa fantasia. Jamais foi a nossa intenção”.

Sobre a repercussão da foto, Fernando espera que “traga frutos positivos de uma discussão aberta”. “Da próxima vez, vou ter mais cuidado”, disse o pai. “Eu sou adulto e ele é uma criança. Ele vai gostar de qualquer personagem. Fica uma alerta. Vou aprender todos os dias, vamos ter ainda muito preconceito”, refletiu.

Fonte: G1
Mais sobre: