Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campeonato Piauiense 2021 começa neste final de semana; saiba tudo sobre o torneio

Além de 4 de Julho, Picos, Parnahyba, River-PI, Flamengo e Altos, a atual edição conta com os recém-chegados Fluminense-PI e Tiradentes-PI, campeão e vice-campeão do Piauiense Série B, respectivamente

19/02/2021 16:20

O Campeonato Piauiense 2021 começa a ser disputado neste final de semana. Parnahyba e Picos abrem o estadual no sábado (20), enquanto 4 de Julho, Fluminense-PI, Altos e Flamengo-PI vão a campo no domingo. Por causa da pandemia, atletas e comissões técnicas terão que seguir uma série de protocolos sanitários para conter a transmissão do novo coronavírus. (Veja a tabela detalhada abaixo).

Foto: Arquivo/ODIA

O torneio será disputado no mesmo formato do ano passado, já que o regulamento da competição exige que a fórmula seja utilizada por mínimo dois anos. 

O modelo de disputa será em pontos corridos com dois turnos e os dois primeiros da tabela de classificação avançam à final e os dois últimos caem para a Série B 2022. O campeão estadual garante vaga direta na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D em 2022. O vice garantirá presença na Copa do Brasil e Série D.

Além de 4 de Julho, Picos, Parnahyba, River-PI, Flamengo e Altos, a atual edição conta com os recém-chegados Fluminense-PI e Tiradentes-PI, campeão e vice-campeão do Piauiense Série B, respectivamente.

Neste sábado, o Parnahyba recebe o Picos, às 16h, no estádio Mão Santa, em Parnaíba. Já no domingo, o 4 de Julho encara o Fluminense, às 9h, na Arena Colorada, em Piripiri. Mais tarde é a vez do Altos receber o Flamengo, às 15h45, na Arena Ytacoatiara, em Piripiri. O River, que estrearia contra o Tiradentes neste final de semana, teve o jogo adiado para o dia 09 de março, no Albertão. O Galo só entrará em campo na próxima quarta-feira (24), contra o Picos, às 16h, na Cidade do Mel.

Portões fechados e outras restrições

Em virtude da pandemia e dos decretos vigentes, os jogos do estadual ocorrerão com portões fechados, sem a presença de público, até que haja a liberação segura dos estádios pelos órgãos responsáveis. Entre outas medidas sanitárias, que constam no Plano de Ação da Federação de Futebol do Piauí (FFP), estão a testagem dos jogadores para diagnóstico do novo coronavírus.

O documento prevê ainda que uso de máscaras seguirá obrigatório para atletas, dirigentes e imprensa, bem como entrada reduzida de pessoas nas praças esportivas para evitar aglomerações.

Mais sobre: