Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Henrique Falcão vive expectativa de medalha olímpica em Tóquio

Nascido em Teresina, o atleta do time CT Maranhão demonstra confiança para conseguir o pódio olímpico

28/07/2021 08:35

Campeão Sul-Americano no revezamento 4x400 e uma das joias do atletismo brasileiro, o atleta nascido em Teresina (PI) e criado em Timon (MA), João Henrique Falcão, de 22 anos, que defende as cores do CT Maranhão, terá nesta sexta-feira (30) o principal desafio da sua carreira: conquistar uma medalha olímpica em Tóquio. Apesar da pouca idade, ele se diz preparado para o desafio em terras japonesas.

Foto: Reprodução/Divulgação 


“Graças a um investimento que foi feito, hoje eu estou aqui podendo representar um Estado, podendo representar uma nação. Eu vou representar a cidade de Timon, onde eu me criei e vivi durante toda minha vida. Então sair de uma cidade pequena e vir a Tóquio é muito satisfatório. Eu peço a torcida de todos, apesar do horário difícil”, diz.


João vai disputar o revezamento 4x400 metros mistos, prova inédita no programa olímpico de atletismo. A equipe brasileira é formada pelos atletas Tiffani Marinho, Geisa Coutinho, Tabata Vitorino e Anderson Henriques. O jovem conta que a preparação está sendo positiva.


“Está sendo uma maravilha. Estou muito feliz e apreensivo com toda essa situação. Confesso que não sei nem explicar diretamente o que eu estou sentindo. Deus colocou pessoas maravilhosas em minha vida e agradeço muito ao clube e ao Estado do Maranhão por ter me dado essa oportunidade”, completa.


A vaga de João nos Jogos só foi possível após Lucas Carvalho optar pela prova de 400 metros, o que proporcionou a oportunidade de convocação. As provas acontecem no Estádio Olímpico de Tóquio, nos dias 30 a 08 de julho.

SOBRE O VELOCISTA

João Henrique Falcão nasceu em Teresina, mas tem o coração maranhense. Desde criança sempre gostou de corrida e, mesmo sem ter experiência anterior com esportes de alta resistência, é medalhista sul-americano de atletismo e já garantiu medalha de ouro no revezamento 4x400m no Campeonato Sul-Americano de atletismo, que aconteceu em junho, na cidade de Guaiaquil, no Equador.

Além disso, o medalhista o integrou o 4x400m do Brasil no Mundial de Revezamentos, na Polônia. O atleta está em Tóquio desde a última sexta-feira (16).


Veja as provas com atletas do CT Maranhão nas Olimpíadas de Tóquio: 


🗓️ 30/07

🕒 8h 

🏃🏽‍♀️🏃🏾Revezamento 4x400 Misto 

👟 João Henrique Falcão e Geisa Muniz

🕒 21h50 

🏃🏾‍♀️800m 

👟Thiago André 


🗓️ 31/07

🕒7h10 

🏃🏾Salto em Distância 

👟 Alexsandro Melo “Bolt” 

🕒7h45 

🏃🏾100m 

👟 Rodrigo do Nascimento


🗓️ 1/08

🕒22h30 

🏃🏾‍♀️200m 

👟 Ana Carolina Azevedo 


🗓️ 2/08

🕒21h 

🏃🏾Salto Triplo 

👟 Alexsandro Melo “Bolt” 

🕒21h05 

🏃🏾1.500m 

👟 Thiago André


🗓️ 3/08

🕒7h10 

🏃🏾110m c/barras 

👟 Eduardo de Deus


🗓️ 4/08

🕒22h 

🏃🏾‍♀️Revezamento 4x100 feminino 

👟 Ana Carolina Azevedo e Bruna Oliveira

🕒23h30 

🏃🏾Revezamento 4x100 Masculino 

👟 Rodrigo do Nascimento

Mais sobre: