Nesta segunda-feira (15), foi lançado o edital do Bolsa Atleta Piauí 2024, programa que visa incentivar e valorizar profissionais em diversas modalidades esportivas que representam o estado desde competições locais a disputas internacionais.
O programa disponibiliza 100 bolsas remuneradas, sendo 80 destinadas a atletas, com um valor mensal de R$ 1.000, e 20 para técnicos, com um valor mensal de R$ 1.500. As inscrições serão abertas na terça-feira, dia 16 de janeiro.
"É um incentivo para que os nossos atletas sejam cada vez mais protagonistas nas competições em que disputam, obtendo grandes resultados e dando orgulho ao nosso estado", afirmou o governador Rafael Fonteles durante o lançamento.
De acordo com a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, esportistas de todos os municípios piauienses podem se inscrever e concorrer à Bolsa Atleta. "Iremos contemplar atletas e técnicos de diversas modalidades, sejam elas individuais, coletivas, olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. As bolsas irão resultar em grandes feitos ao esporte piauiense", ressaltou a gestora.
LEIA TAMBÉM
Uma das piauienses que já participou do programa, Sofia Campelo, de 14 anos, enfatiza o quanto a Bolsa Atleta ajuda com os custos diários do seu trabalho. "Me ajudou a custear alimentação, academia e viagens. Graças à bolsa, consegui ir a todas as competições, me destacar e ganhar medalhas", comentou a jovem atleta de natação.
Para Jadelson Ribeiro, técnico de tênis de mesa, os resultados obtidos pelos atletas piauienses também é reflexo da importância das bolsas. "O nosso estado é uma grande potência esportiva. Antes, o Piauí exportava atletas, mas, agora, tem trazido eles de volta graças ao nosso Bolsa Atleta, que é o melhor do Brasil. Então, temos potencial para conseguir cada vez mais resultados positivos, troféus e medalhas", disse o treinador.
As inscrições para o Bolsa Atleta seguem até o dia 26 de janeiro e podem ser realizadas por meio do site https://portal.pi.gov.br/secepi/. O resultado final será divulgado em 20 de fevereiro. A validade do benefício será a partir da assinatura do Termo de Adesão até o dia 31 de dezembro de 2024. Para mais informações, confira o edital.