“A força do direito deve superar o direito da força”, a frase do patrono dos advogados brasileiros, Rui Barbosa, traduz o sentimento dos advogados piauienses no “dia da advocacia”. Nesta sexta (11) juristas de todo o estado se reuniram na sede da Ordem dos Advogados do Brasil para celebrar a data histórica.
Na oportunidade o presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto, anunciou um novo curso de pós-graduação em direito eleitoral gratuito para os advogados piauienses.
Em entrevista Celso Barros destacou a importância da data e o valor da advocacia para a democracia. “A advocacia brasileira é protagonista das grandes discussões do Brasil, através das suas seccionais ela consegue se aproximar muito da sociedade. A nossa democracia deve muito a advocacia, temos um milhão e duzentos mil profissionais que se não fossem através das ações dos advogados e advogadas esses direitos não seriam adquiridos e usufruídos. Isso por si só já demonstra a nossa contribuição para a democracia”, afirmou.
A criação do Dia da Advocacia está diretamente vinculada à origem da profissão no Brasil. Em 11 de agosto de 1827 Dom Pedro I criou as primeiras Universidades de Direito do Brasil, em São Paulo e Pernambuco, e esta data passou a ser reconhecida como o Dia do Advogado em todo o Brasil.
Membra Honorária Vitalícia da OAB, Fides Angélica, uma das maiores referências da ordem e primeira mulher eleita para a presidência da comissão no Piauí, lembra com carinho a evolução da carreira.
“É sempre um momento de emoção e muita alegria, apesar de todos os revezes a história da advocacia no Brasil sempre foi de avanço. Nós tivemos desde o dia 11 de agosto de 1827, que é a data da lei que instituiu dois cursos jurídicos no Brasil. A partir daí hoje nós já temos no plano brasileiro quase 2000 cursos de direito, com mais de um milhão de advogados escritos na OAB”, afirmou a jurista.
Já o presidente da comissão de defesa e valorização dos honorários advocatícios, Einstein Sepúlveda, salientou que o dia da advocacia representa a esperança para a democracia Brasileira.
“É um dia especial, a advocacia é uma das mais belas profissões do mundo, é a grande responsável por distribuir justiça no país e no planeta. Hoje é uma data que nos sentimos orgulhosos. Hoje representa uma renovação da esperança de um sentimento de justiço que será bem distribuído para toda a sociedade através dos advogados e advogadas”, concluiu.
Pós-graduação gratuita
Celso Barros confirmou a oferta do novo curso de pós-graduação gratuita aos advogados e explicou como a classe poderá acessar o benefício.
“Uma grande novidade que estamos trazendo a partir deste mês de agosto, um presente para a advocacia, nós vamos fazer uma pós-graduação gratuita em direito eleitoral e direito público. Esse é um presente que nós estamos dando para a qualificação de todos nós. Essa pós será organizada pela Escola Superior da Advocacia, que tem essa estrutura. Será no sistema virtual e todos os advogados e advogadas do Piauí poderão cursar gratuitamente essa pós. É um projeto pioneiro que retomamos pela necessidade que os advogados piauienses possuem principalmente para trabalharem na eleição do próximo ano”, afirmou Celso Barros
A força da advogada
Com uma história de luta e defesa das mulheres advogadas, Fides Angélica relembra o histórico de atuação feminina na categoria e destaca a “imposição” das advogadas pela competência.
“O advogado encarna essa luta pelos direitos humanos, pelas liberdades. Eu fico muito satisfeita com as mulheres ocupando espaços de poder, particularmente eu nunca fiz essa diferenciação entre o advogado e a advogada, sempre diferenciei o bom advogado do mal advogado. Graças a Deus as advogadas estão se impondo pelo valor, não pelo seu sexo, vamos dar oportunidade para a advogada ? Não. Vamos dar sempre oportunidade para aquele profissional, aquela profissional que realmente tenha capacidade para se impor como tal e portanto para desempenhar bem a função para a qual está se propondo”, concluiu.