A Fundação Cultural Octávio Miranda promove no dia 15 de junho, a partir de 8h30, a 2ª Edição do 'Seminários O DIA' em Debate, que na ocasião, vai discutir a “Energia Sustentável – como transformar o potencial do Piauí em desenvolvimento”. O evento vai ocorrer no auditório do Centro de Tecnologia do Campus Petrônio Portela, da Universidade Federal do Piauí. O evento ofertará gratuitamente ao público um painel e quatro mesas-redondas debatendo temas que envolvem a geração de energias renováveis, sustentabilidade, o meio ambiente, a economia e o desenvolvimento.
Leia também: Energia solar: Teresina é a segunda cidade do País com maior número de instalações
A 2ª Edição do Seminários O DIA em Debate, tem como público-alvo estudantes e profissionais relacionados a engenharia elétrica, mecânica, de produção, administração, economia, direito, além de empresários do setor de energias eólica, solar e biomassa, ambientalistas, dentre outros.
O painel de abertura vai discutir “Os desafios para transformar o potencial das energias renováveis em benefício à população piauiense” e será composto pelo professor Marcos Lira, doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, engenheiro eletricista referência nos estudos de energia no Piauí; e também pelo secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, doutor em ciência política.
Ainda no turno da manhã, haverá uma mesa-redonda que vai discutir “Emprego e arrecadação: O impacto dos grandes investimentos na geração de energias renováveis na área social”.
No turno da tarde, serão três mesas redondas. Na primeira, haverá um debate sobre “Sustentabilidade: quais os benefícios práticos da geração de energias renováveis para o meio ambiente”. Logo em seguida, será a mesa-redonda “Da produção em grandes parques a residências: o mercado da energia solar no Piauí”; por fim, a discussão será “Ciência, investimentos e criatividade: a geração de energia a partir de múltiplas matérias-primas”.
Todas elas com a presença de mediadores e debatedores de alto nível, com vasta experiência na academia e no mercado relacionado as energias renováveis.
A 2ª Edição do Seminários O DIA em Debate “Energia Sustentável – como transformar o potencial do Piauí em desenvolvimento” tem o patrocínio do Governo do Estado e o apoio da Universidade Federal do Piauí.
Veja a programação completa:
15 de junho de 2023 – Quinta-feira
• 8h – Credenciamento
• 8h30 às 9h – Mesa de Abertura
• 9h às 10h - Os desafios para transformar o potencial das energias renováveis em benefício à população piauiense – Professor Marcos Lira e Washington Bonfim
• Mesa Redonda I
10h às 11h10 – Emprego e arrecadação: O impacto dos grandes investimentos na geração de energias renováveis na área social
Mediação – Jornalista Ana Cristina Guedes
Fernando Galvão, economista
Brenda Rocha – Engenheira eletricista da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis
Fábio Dias – Advogado e secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Dom Inocêncio
Intervalo para Almoço
• Mesa Redonda II
14h às 15h10 – Sustentabilidade: quais os benefícios práticos da geração de energias renováveis para o meio ambiente
Mediação: Coronel Nixon Frota
João Henrique Souza Sampaio - Diretor de Licenciamento Ambiental e Florestal da Semarh
Osvaldo Silva – Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Emmanuel Reis – Doutorando em Direito e Energia – PUC/RS
• Mesa Redonda III
15h30 às 16h40 – Da produção em grandes parques a residências: o mercado da energia solar no Piauí
Mediação: Jornalista Robert Pedrosa
Jean Cantalice – Presidente da Associação Piauiense de Empresas de Energia Solar
Enova Energia Solar
Maykon Silva – Presidente da Fundação Wall Ferraz
• Mesa Redonda IV
16h50 às 18h – Ciência, investimentos e criatividade: a geração de energia a partir de múltiplas matérias-primas
Mediação: Jornalista Tarcio Cruz
Bruno Vasconcellos – Coordenador do curso de Engenharia Mecânica/UFPI
Jaciara Carvalho - Engenheira eletricista e mestre em Engenharia da Produção
Francisco de Alcântara Neto – Doutor em Fitotecnia e coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açucar no âmbito da UFPI/RIDESA