Marcas Inesquecíveis 2023
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Especialista dá dicas de como destravar tendências mercadológicas e ter sucesso

O pesquisador destacou sobre quais as novas tendências e técnicas que estão em ascensão no mercado e que todos devem se parar para alcançar o sucesso empresarial.

01/11/2023 às 08h29

O Dia TV

O consumo de bens e serviços hoje é alicerçado por consumidores mais críticos e conscientes de produtos que serão usufruídos, seja para o dia a dia, seja para eventuais usos. São pessoas cada vez mais exigentes no consumo e, em sua grande maioria, desejam saber a procedência de como o bem ou serviço foi produzido até chegar ao cliente final.

Durante a primeira edição do Summit, promovido pelo Sistema O Dia, no Marcas Inesquecíveis, o pós-doutor em Empreendedorismo e Inovação, Marcus Linhares, promoveu a palestra “Vamos sabotar as certezas! A inovação e a transformação digital” e propôs a quebra de paradigmas para que o setor empresarial se prepare para a nova clientela em ascensão, denominada por ele de nativos digitais.

Marcus Linhares durante a primeira edição do Summit - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Marcus Linhares durante a primeira edição do Summit

O pesquisador informou que um terço da população mundial hoje é formada por pessoas que nasceram no ambiente digital, e por isso desejam e querem saber com mais detalhes tudo acerca do que estão adquirindo. Ele detalhou como é baseada a palestra que, segundo ele, promete “abrir os olhos” do público para novas tendências mercadológicas.

“A ideia é exatamente essa. É uma provocação de que o mercado não para e está em constante transformação. O mercado hoje é dinâmico, existe um novo tipo de consumidor chegando, existem novos canais para que os produtos cheguem até esses novos consumidores”, disse Marcus Linhares.

Marcus Linhares, pós-doutor em Empreendedorismo e Inovação - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Marcus Linhares, pós-doutor em Empreendedorismo e Inovação

Na ocasião, ele explicou sobre a metodologia que construiu durante a vida profissional e acadêmica, o C.H.O.Q.U.E. - tratamento para o surto empreendedor. Premiada três vezes como a melhor técnica de ensino em empreendedorismo do Brasil, o estudo auxilia o setor empresarial sobre como se adaptar às transformações do consumidor no mercado digital. “É um novo consumo. Está todo mundo preparado para isso? Está todo mundo pronto para receber esse novo consumidor e as exigências dele? São essas as provocações que devemos fazer. É a ideia de time que está ganhando também se mexe”, argumentou.

Inovações e tecnologias para o futuro

Ainda durante o Summit, o pesquisador Marcus Linhares destacou sobre quais as novas tendências e técnicas que estão em ascensão no mercado e que todos devem se parar para alcançar o sucesso empresarial.

“A tendência para os próximos anos eu diria que é o entendimento melhor do cliente [...].O que vai mudar as empresas a partir de agora é o entendimento, não das exigências, mas os comportamentos, ou seja, o motivo pelo qual o consumidor está comprando em sua empresa”, disse Linhares.

“O perfil não resolve mais o problema das empresas. É necessário estar mais próximo e não colocar produtos para clientes, e sim produtos com os clientes. Quem entender essa perspectiva, trazer o cliente para o centro das atenções e o conseguir motivos para que ele consuma ali, fará com que surfe na nova onda de negócios inovadores”, finalizou.

"O mercado hoje é dinâmico, existe um novo tipo de consumidor chegando", disse o pesquisador Marcus Linhares - (Reprodução/Freepik) Reprodução/Freepik
"O mercado hoje é dinâmico, existe um novo tipo de consumidor chegando", disse o pesquisador Marcus Linhares
VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo