Marcas Inesquecíveis 2023
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inteligência emocional é aliada na escolha da profissão

Esse autoconhecimento é fundamental na hora de escolher uma profissão, afinal, irá proporcionar maturidade para avaliar os melhores caminhos a serem seguidos

25/07/2023 às 12h18

28/09/2023 às 14h44

O Dia TV

Escolher uma profissão nem sempre é algo fácil. Para muitos, essa pode ser uma decisão para a vida toda, já para outros, mudar de área não parece assustar. Então, como decidir que profissão seguir? E quando reconhecer que é hora de mudar e buscar novas possibilidades? A tecnologia tem permitido novas possibilidades de trabalho, tanto dentro como fora da sua área de formação. E para quem está entrando no mercado de trabalho, é uma excelente oportunidade de buscar algo satisfatório e motivador.

Leia também: Entenda como a tecnologia pode ser aliada das empresas e melhorar a experiência dos usuários

A inteligência emocional é fundamental na hora de escolher uma profissão, afinal, é ela que irá proporcionar maturidade para avaliar os melhores caminhos a serem seguidos. A psicóloga Ariane Freitas explica que a inteligência emocional conecta a razão e a emoção, trabalhando o autoconhecimento, que deve ocorrer desde a infância e servirá como bagagem na vida adulta.

Psicóloga Ariane Freitas - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Psicóloga Ariane Freitas

“A tecnologia e o mundo estão avançando e cada vez há mais possibilidades. Existe uma gama de opções sobre o que fazer e muitas profissões. Vemos que os jovens, já aos 17 anos, têm que decidir o que serão para o resto da vida, e isso gera uma pressão muito grande. A inteligência emocional é uma construção, não somente quando chegar nesse momento de escolher sua profissão. Precisamos desenvolver isso ao longo da nossa vida, para aprendermos a lidar com as circunstâncias da vida, especialmente com as escolhas”, pontua.

A especialista destaca ainda que a profissão escolhida precisa trazer, além da satisfação, o sustento, e, quando são jovens, muitas pessoas não estão preparadas para fazer essas escolhas naquele momento, juntamente com a família. Em geral, as pessoas pensam que escolher uma profissão é para sempre, mas as coisas podem mudar e a pessoa pode optar por outras possibilidades ao longo do caminho, e ter o apoio familiar nesse momento é de extrema importância.

O jovem precisa ter uma força emocional para dizer aos pais, por exemplo, que quer seguir o sonho dele e não dos pais. Muitos pais criam expectativas nos filhos desde quando ele ainda é pequeno, que a criança será o que ele queria ser e não conseguiu, e não dá espaço para esse jovem se desenvolver, se conhecer e trilhar seu próprio caminho. Os cuidadores precisam instruir esses jovens a se autoconhecerem e se perceberem dentro do mercado de trabalho

Ariane Freitaspsicóloga

Deste modo, é interessante observar e estimular as crianças, desde pequenas, a identificarem quais são suas habilidades e que futuramente poderão ser levadas para o mercado de trabalho e para a vida.

Pilares para escolher sua profissão

Autoconhecimento

É preciso se conhecer para saber o que desejar fazer. Ao se conhecer e entender como é o seu comportamento, você saberá como funciona e levará isso para o ambiente que estiver.

Conhecer o mercado de trabalho

O mercado de trabalho tem muitas possibilidades. Não é porque você tem uma profissão que está dentro de uma bolha. É preciso olhar para a profissão que escolheu seguir e ver outras possibilidades

VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo