Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piripiri sediará Fórum Regional "œIdeb 2019

O público-alvo do evento são gestores municipais de educação, técnicos de secretaria, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da área de educação.

09/10/2018 07:05

No 31 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) 2017. Enquanto alguns municípios do Piauí destacam-se em níveis regional e nacional, o desempenho médio das redes municipais de ensino ainda é considerado insatisfatório. Com o objetivo de discutir meios para o incremento deste índice no ciclo 2018/2019, a Educ@ Soluções Educacionais promove uma série de Fóruns Regionais com o tema “Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados”. A segunda edição do evento será realizada em Piripiri no dia 09/11, no auditório da Faculdade Chrisfapi.

O público-alvo do evento são gestores municipais de educação, técnicos de secretaria, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da área de educação. A programação do Fórum prevê a exibição de cases de redes municipais do Piauí, análise de dados relativos a 2017 e discussão de estratégias para elevar o desempenho das escolas no atual ciclo do Ideb.

“Para que se possa avançar no Ideb, faz-se necessário o investimento em estratégias voltadas à melhoria da gestão escolar e da avaliação da aprendizagem, por exemplo. Estes Fóruns Regionais serão momentos para compartilhar conhecimentos e experiências que permitam obter um desenvolvimento educacional eficaz nos municípios piauienses”, adianta Cleide Amaral, uma das palestrantes do evento e consultora da Educ@.

“Além do que será compartilhado nos Fóruns, a Educ@ está preparada tanto para aprofundar a análise da situação do município, como para efetivamente propor, apoiar e monitorar estratégias para em curto, médio e longo prazos dar um salto qualitativo significativo no desempenho educacional”, diz a também palestrante e consultora da Educa Ana Célia Orsano.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico https://www.e-inscricao.com/educaelevaideb/forumregionalidebpiripiri ou de depósito bancário identificado em nome de DACK Soluções Educacionais LTDA - EPP (CNPJ 29.066.174/0001-39): Agência 3507-6, Conta Corrente 72879-9, Banco do Brasil. Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone 86 999583663.

Ideb

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é composto a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Desta forma, foi implantado com o intuito de induzir políticas educacionais e monitorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos.

Confira a programação

Local: Auditório da Faculdade Chrisfapi

8h - Credenciamento/Café da manhã   

8h30 - Abertura             

9h           - Palestra Interativa 1: IDEB 2017 - Resultados das redes Municipais do Piauí

Ministrante: Cleire Amaral

10h30 - Relatos de experiência dos municípios participantes

11h30 - Almoço

13h30 - Oficina de análise dos resultados 2017

Ministrante: Ana Célia Orsano

 15h30 - 7 Estratégias para elevação do IDEB

* Diagnóstico

* Formação de professor 

* Programa de Ensino

* Monitoramento

* Gestão escolar

* Avaliação da aprendizagem

* Reforço da aprendizagem     

17h30 - Encerramento

Mais sobre: