Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reuniões,audiências e nomeações repercutem no plenário da Alepi

Reuniões,audiências e nomeações repercutem no plenário da Alepi

13/09/2017 14:15

Usando o tempo de dois minutos, o deputado Aluísio Martins (PT) falou sobre as reuniões fora do plenário na manhã de hoje (13), entre elas a audiência pública que discutiu o conflito de terras no Estado. Ele disse ser autor de projeto sobre preservação das florestas. “Sabemos que o Brasil, nesse momento, atravessa uma questão muito difícil nessa área. Temos decreto do Governo Federal que objetiva afetar, inclusive, reservas na região da Amazônia. Aqui nessa Casa, por exemplo, nós aprovamos um projeto de lei, que eu fui relator, na CCJ, sobre a chamada “Ativo Verde”, que é um projeto de lei que tem como objetivo obter recursos internacionais, para que possamos preservar nossas florestas”, afirmou o deputado.


O deputado Severo Eulálio (PMDB) falou também sobre a importância das referidas reuniões, mas sugeriu que as mesmas sejam realizadas em dias distintos.   “Eu gostaria de pedir a Vossa Excelência, para que possamos marcas as audiências em dias distintos, para que os deputados que desejam participar desses eventos, principalmente os que são de grande relevância para o Estado do Piauí”

O deputado João Madison (PMDB) manifestou-se solidário com o colega Severo Eulálio, na defesa de que as reuniões das comissões sejam feitas em dias distintos. Ele defendeu que sejam diminuídas as sessões solenes, que estão tomando o tempo das sessões normais. “Só acompanhando o raciocínio do nosso grande líder Severo. Realmente, está havendo muitas reuniões na Assembleia, o que dificulta para os parlamentares, acompanharem. É importante marcar par um dia, apenas uma. E nós temos que diminuir as sessões solenes, Temos que buscar um entendimento com os colegas”. 


O presidente lembrou que os deputados devem priorizar as atividades as quais são obrigados a comparecer. “Deputado João Mádison, nenhum parlamentar é obrigado a participar de uma sessão solene. O deputado é obrigado a participar das sessões ordinárias. O deputado vem prestigiar uma sessão importante, como a que aconteceu hoje, falando sobre o suicídio”.


Robert Rios (PDT) parabenizou o piauiense Henrique Pires, por ele ter sido nomeado Secretário Nacional do Saneamento do Ministério das Cidades. Ele acha que esse deve ser o cargo mais importante que o Piauí ocupa atualmente no governo federal. O deputado Edson Ferreira (PSD) falou sobre o aprimoramento de projeto do Tribunal de Justiça, destacando que um dos papéis da Assembleia é aprimorar as leis.  “Eu acho que ele irá reivindicar muitas obras para o estado do Piauí. É o cargo mais importante que o Piauí está ocupando, no cenário nacional”, afirmou.


O deputado Edson Ferreira (PSD) lembrou o trabalho de parceria entre o Tribunal de Justiça e o Poder Legislativo. “Essa Casa sempre esteve em parceria com todos os Poderes, respeitando a autonomia de cada, mas sempre estamos contribuindo para procurar aprimorar os projetos que vem de outros Poderes e, claro elevando o interesse público de todo o Estado”. 

 

 

 

Lindalva Miranda - Raimundo Cazé – Edição: Katya D’Angelles 


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: