Neste sábado, 30 de novembro, o Estádio do River Plate, em Buenos Aires, será palco da aguardada final da 65ª edição da Libertadores, que colocará frente a frente dois grandes times brasileiros: Atlético Mineiro e Botafogo prometem um duelo emocionante, no qual ambos buscarão se tornar campeões do torneio.
O Atlético Mineiro tem o título da Libertadores conquistado em 2013 e agora tentará adicionar uma segunda estrela, pouco mais de uma década depois do feito contra o Olímpia do Paraguai. Se ganhar novamente, o Galo será o segundo time a manter 100% de eficácia em finais da Libertadores depois de jogar mais de uma partida decisiva, um feito que só foi alcançado pelo Independiente (7 de 7).
Essa será a sétima final da Libertadores entre times do mesmo país (seis entre brasileiros e uma entre argentinos). Além disso, o Brasil ampliará seu recorde de campeões consecutivos de uma mesma nação para seis (2019-2024). Será a 24ª Copa vencida por brasileiros, uma atrás do recorde da Argentina (25).
O Botafogo, por sua vez, será estreante em uma final da Libertadores, e tentará conquistar a Glória Eterna pela primeira vez em sua história e se juntar à lista de 26 equipes do continente que já alcançaram esse feito.
Das 43 equipes que já disputaram a partida decisiva, 17 foram coroadas campeãs e 26 foram vice-campeãs em sua estreia na final. As últimas equipes que ergueram a taça em sua primeira final foram San Lorenzo (2014), Atlético Mineiro (2013) e Corinthians (2012).
Informações gerais da grande final
· Data: 30 de novembro
· Local: Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina)
· Horário: 17h
· Onde assistir ao vivo: transmissão ao vivo da TV Globo, ESPN e Disney+
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.