O Campo do Balneário, em Jacareí, foi o palco para a etapa de abertura do Super Sevens 2023, o Brasileiro Feminino de Rugby, no fim de semana. A competição contou com 16 clubes, distribuídos entre 1ª e 2ª divisões, cada uma com 8 clubes. Representante piauiense, o Delta Rugby finalizou sua participação nesta primeira etapa na sexta colocação.
Os placares das disputas terminaram assim: Niterói 29 X 14 Delta; Melina 29 X 00 Delta; Delta 31 X 05 Pasteur; Delta 17 X 05 Curitiba; Pasteur 15 X 10 Delta. O atual campeão brasileiro Melina, de Cuiabá, não fez valer seu favoritismo e caiu na grande final do torneio da 1ª divisão diante do Niterói, campeão nacional pela última vez em 2018. O Niterói derrotou por 12 a 0 o Melina tanto na primeira fase como na grande final, algo que o clube fluminense não havia conseguido no ano passado.
O Niterói ainda superou na semifinal o São José, que chegava forte após ser campeão paulista neste ano e havia tirado o bronze do Niterói em 2022. O Band Saracens, da capital paulista, derrotou o São José na disputa do terceiro lugar. A 1ª divisão contará com um total de 3 etapas, entre setembro e novembro, com os três primeiros colocados na soma das etapas garantindo indicação ao Bolsa-Atleta.
Os seis primeiros colocados da 1ª divisão após três etapas garantirão vaga na temporada 2024 junto do campeão da 2ª divisão, disputada em duas etapas (a última será em outubro). A última vaga na 1ª divisão de 2024 será do melhor colocado do Brasil Sevens, torneio que será disputado em dezembro por clubes de todo o país. A segunda etapa das duas divisões será nos dias 7 e 8 de outubro.