Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gabigol é suspenso por dois anos; entenda o que irá acontecer com o jogador

Gabigol foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA), que fala em "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle"

26/03/2024 às 10h58

26/03/2024 às 10h58

O jogador do Flamengo, Gabriel Barbosa, Gabigol, foi suspenso por dois anos após suposta tentativa de fraude em exame antidoping e está impedido de atuar pelo clube até abril de 2025.

O julgamento que foi realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) teve início na semana passada e foi finalizado na tarde de segunda-feira (25), resultou em uma votação apertada de 5 votos favoráveis a suspensão e 4 contra. Gabigol foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA), que fala em "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".

Gabigol é suspenso por dois anos; entenda o que irá acontecer com o jogador - (Reprodução/ Instagram / Flamengo) Reprodução/ Instagram / Flamengo
Gabigol é suspenso por dois anos; entenda o que irá acontecer com o jogador

Por uma questão técnica do regulamento antidopagem, a pena entrou em vigor a partir de 8 de abril de 2023, data da coleta de exames realizada no CT do clube, apesar de o jogador ainda estar em atividade durante o último ano.

A suspensão de Gabigol é válida para o mundo inteiro, ou seja, o atacante não poderá jogar nem mesmo em times internacionais. Em nota, o Flamengo afirmou que recebeu a suspensão do craque com surpresa, pois acredita na inocência de Gabigol, de acordo com o clube, não houve a tentativa de fraude por parte do jogador.

“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”, publicaram.

Gabigol fala sobre o caso

Gabigol também se pronunciou nas redes sociais, segundo ele não houve tentativa de fraude no exame antidoping e afirmou estar decepcionado com o resultado do julgamento, mas irá cooperar com as autoridades esportivas até que prove sua inocência.

"Jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame [...] Sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas [..] Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades "esportivas e confiante de que a minha inocência será comprovada", afirmou.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges