Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novo ministro da Educação é anunciado por Bolsonaro; conheça

Ele é militar da reserva da Marinha e economista

25/06/2020 15:57

O novo ministro da Educação foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na tarde desta quinta-feira (25/06). Trata-se de Carlos Alberto Decotelli, militar da reserva da Marinha e economista. Bolsonaro apresentou o novo ministro através de postagem em suas redes sociais. “Informo a nomeação do Professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação”, escreveu. O decreto da nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União

Carlos Alberto Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal (Alemanha). Ele atou na equipe de transição de Bolsonaro logo após as eleições de 2018 e presidiu  o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no ano passado durante seis meses. 

Presidente Bolsonaro e o novo ministro da Educação Carlos Decotelli (Foto: Reprodução)

Carlos Decotelli assume a pasta depois da demissão do Abraham Weintraub , que ficou à frente do ministério da Educação por 14 meses e ganhou notoriedade pela linha ideológica de extrema direita que adotou na condução da Educação. Weintraub é alvo do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto crime de racismo e apareceu no vídeo da reunião ministerial de 22 de abril chamando os ministros do STF de “vagabundos”. 

Essa é a terceira vez em menos de dois anos que o presidente Bolsonaro realiza troca no comando da pasta. No início do governo, Ricardo Vélez Rodríguez assumiu a Educação e permaneceu durante três meses até se desentender com os militares. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: