O Palmeiras assumiu a liderança na classificação geral do Paulistão e se garantiu no primeiro lugar do Grupo B ao derrotar a Portuguesa por 2 a 0, nesta quarta-feira (28), no Canindé, em jogo adiado da quinta rodada. Os gols foram marcados por Flaco López e Gabriel Menino.
O jogo
A torcida palmeirense era maioria no Canindé, e passou por momentos de tensão logo aos 4 minutos da partida. Maceió, lançado em velocidade, superou Piquerez na corrida, mas acabou adiantando demais a bola, permitindo que Weverton a recuperasse. O Palmeiras reagiu com um chute de Endrick, defendido por Thomazella.
Aos 25 minutos, Eduardo Diniz cobrou falta para a área, e Weverton, inicialmente em
dificuldade, conseguiu se recuperar e afastou a bola com um soco, evitando uma
possível falha. A melhor oportunidade do Palmeiras na primeira etapa surgiu em
uma falta cobrada por Raphael Veiga, mas o goleiro da Portuguesa fez a defesa.
No final do primeiro tempo, os jogadores da Portuguesa protestaram por um pênalti não assinalado de Murilo em Giovanni Augusto. A polêmica com a arbitragem persistiu
no início do segundo tempo, quando, aos 15 minutos, Victor Andrade foi expulso
após um lance revisado pelo VAR, em que deixou o pé em Luan durante a disputa
pela bola.
Com um jogador a mais, o Palmeiras não demorou a abrir o placar. Aos 22 minutos, após uma bola levantada na área da Portuguesa, Caio Paulista desviou e Flaco López
cabeceou para o fundo das redes de Thomazella. Os minutos finais foram marcados por intensidade. Patrick desperdiçou uma oportunidade clara após um erro de saída de Weverton, e Gabriel Menino ampliou com um belo chute de primeira da entrada da área. O goleiro do Palmeiras ainda evitou o gol de honra da Portuguesa nos acréscimos.
Portuguesa corre risco de rebaixamento no Paulistão
Único invicto no torneio, o Palmeiras chega a 24 pontos, ultrapassando o Santos, com 22, na classificação geral. A Portuguesa fica com sete, na vice-liderança do Grupo A, mas ainda ameaçada de rebaixamento.