Três paracanoistas brasileiros conquistaram medalhas de bronze no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2023 realizado no último fim de semana em Duisburg, na Alemanha. Dentre eles, o piauiense Luís Carlos Cardoso. Com o resultado, o atleta garantiu uma das primeiras cotas paralímpicas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Luís Carlos ganhou bronze na categoria KL1M200m. O paratleta falou sobre a emoção de mais uma medalha, que o coloca em mais uma Olimpíada. “Eu estou super feliz por ser o primeiro brasileiro a ter conquistado a vaga para o nosso país para Paris 2024 e que será a minha terceira edição paraolímpica”, comemora.
“Dedico essa medalha primeiramente para Deus, porque se não fosse Ele, eu não teria força para aguentar tudo que aguentei essa semana, e ainda assim, sair daqui vitorioso. E, claro, dedico ao meu técnico Akos, para Roberta, para Fátima, para todas as pessoas que me ajudaram aqui no Mundial e, para o nosso Brasil”, disse o atleta.
Além dele, Mari Santilli também conquistou a medalha de bronze no VL3W200m e Carlos Glenndel Moreira, no VL1M200m. Ambos estão garantidos nas Olimpíadas do ano que vem.