Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Setembro roxo: Alzheimer atinge cerca de 1 milhão de idosos

O mês de setembro é dedicado às campanhas de conscientização do Alzheimer.

02/09/2020 08:42

Ligado ao grupo de demências, o Alzheimer é uma das patologias que mais preocupam os idosos e acomete hoje cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Para diminuir o estigma sobre a doença e aumentar a conscientização de idosos e de suas famílias, o mês de setembro é dedicado às campanhas de conscientização do Alzheimer. No Brasil o Dia Mundial do Alzheimer foi instituído por lei somente em 2008. 

Fases do Alzheimer 

Na fase leve, podem ocorrer alterações como perda de memória recente, dificuldade para encontrar palavras, desorientação no tempo e no espaço, dificuldade para tomar decisões, perda de iniciativa e de motivação, sinais de depressão, agressividade, diminuição do interesse por atividades e passatempos.

Setembro roxo: Alzheimer atinge cerca de 1 milhão de idosos. FOTO: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Na fase moderada, são comuns dificuldades mais evidentes com atividades do dia a dia, com prejuízo de memória, como esquecimento de fatos importantes e de nomes de pessoas próximas; incapacidade de viver sozinho, incapacidade de cozinhar e de cuidar da casa, de fazer compras; dependência importante de outras pessoas, necessidade de ajuda com a higiene pessoal e autocuidados; maior dificuldade para falar e se expressar com clareza; alterações de comportamento (agressividade, irritabilidade, inquietação); ideias sem sentido (desconfiança, ciúmes) e alucinações (ver pessoas, ouvir vozes de pessoas que não estão presentes).

Na fase grave, observa-se prejuízo gravíssimo da memória, com incapacidade de registro de dados e muita dificuldade na recuperação de informações antigas como, reconhecimento de parentes, amigos, locais conhecidos; dificuldade para alimentar-se associada a prejuízos na deglutição; dificuldade de entender o que se passa a sua volta; dificuldade de orientar-se dentro de casa. 

Pode haver incontinência urinária e fecal e intensificação de comportamento inadequado. Há tendência de prejuízo motor, que interfere na capacidade de locomoção, sendo necessário auxílio para caminhar. Posteriormente, o paciente pode necessitar de cadeira de rodas ou ficar acamado.

"O Alzheimer pode ser tratada pelo psiquiatra geriatra ou  por um neurologista especializado no tratamento da Doença de Alzheimer", afirma Ministério da Saúde.

Todavia, o tratamento do alzheimer é medicamentoso e já existe uma grande oferta de remédios minimizar os distúrbios da doença, todos devem ser prescritos pela equipe médica.

Fonte: informações Ascom
Por: Sandy Swamy
Mais sobre: