Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresa Britto

Conheça a vereadora Teresa Britto

30/10/2020 10:30

Teresa dos Santos Sousa Britto (Partido Verde), nasceu em Piripiri - PI, é teresinense de coração, oriunda de família de pequenos comerciantes, casada com o engenheiro  José Antonio de Serqueira Britto, tem quatro filhos, estudou em escolas públicas. Formada em Psicologia com especialização em Psicologia Organizacional, desde cedo aprendeu a valorizar os pequenos gestos e conquistas simples, e que  o esforço e a perseverança são indispensáveis para quem quer vencer na vida.

Foto: Arquivo/ODIA

Atuante  nos movimentos de pastorais da Igreja Católica, manteve um contato mais intenso com a realidade social da capital, o que  fortaleceu sua afinidade com a missão de bem servir às causas sociais e ambientais das comunidades de Teresina. Foi funcionária da Chesf por doze anos, onde acumulou experiência de gestão.

Ocupou o cargo de Secretária Executiva de Assistência Social, no período de 2000 a 2003 na Prefeitura Municipal de Teresina. Hoje, além do trabalho na Câmara Municipal é voluntaria na Fundação Padre Antônio Dante Siviero – FUNACI e na Fundação Madre Teresa de Calcutá, respectivamente.

Militância Política

Sua militância social não passou despercebida, e, depois de reiteradas solicitações de pessoas e das comunidades de Teresina, ingressou na política partidária, em 2003. Filiou-se ao Partido Verde, sendo eleita vereadora de Teresina em 2004.  Sua atuação, sempre pautada na ética, compromisso e trabalho lhe rendeu um segundo mandato, em 2008, com a expressiva votação, tornando-se a vereadora mais votada da história de Teresina. Em 2012 confirmando seu compromisso com a População conquistou um terceiro mandato garantido com a expressão do voto popular no Município de Teresina.

É recordista na Câmara Municipal, tendo apresentado mais de 2.209 requerimentos e cerca de 59 projetos, contemplando obras como calçamento, asfalto, iluminação pública, creches comunitárias, postos de saúde, galerias, parques ambientais, recuperação de praças e vias públicas. Solicitou mais de 50 audiências públicas para tratar de temas como, poluição dos rios, violência contra a mulher, melhorias do sistema de distribuição de energia elétrica, águas e esgotos, educação, falta de segurança pública, regularização fundiária, dentre outros.

Conquistou a construção do Hospital da Grande Santa Maria da Codipi e luta pela a reabertura do atendimento de urgência no HGV. Criou as Comissões de Assuntos de Interesse da Mulher, Comissão de Meio Ambiente e Saneamento Básico e Comissão de Assistência e Acessibilidade. Preocupada com as causas ambientais, lutou e conseguiu a recriação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), hoje gerida pelo Partido Verde.
Sua atuação tem o reconhecimento da população, sendo escolhida em pesquisa popular, a vereadora mais atuante desta capital, dentre seus pares.

Em 2007, assumiu a presidência do Partido Verde no Estado do Piauí, promovendo sua expansão quantitativa e qualitativamente. Membro e Conselheira da Executiva do PV Nacional, foi escolhida para representar o Partido Verde no Global Greens/ 2009 – evento mundial em defesa do meio ambiente, realizado em São Paulo, com a participação de 90 países, onde defendeu a prioridade à educação ambiental.

Em 2010, último pleito eleitoral, em apoio à Senadora Marina Silva, concorreu ao cargo majoritário de Governador do Estado do Piauí, defendendo um programa de governo voltado para a eficiência no serviço público e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, tendo em vista a construção de um Piauí mais justo e mais humano.

Premiações

Teresa Britto tem sua atuação reconhecida em âmbito local e nacional, tendo recebido, dentre outros, os seguintes prêmios e homenagens: Mulher de Ouro do Piauí (2008/ 2009); reeleita Vereadora em 2009, recebeu a Diplomação de Honra ao Mérito no Dia Internacional da Mulher, concedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí; foi contemplada com o Prêmio Imprensa da Quality TV no Distrito Federal (Maio 2010), como reconhecimento da sociedade ao seu trabalho incessante no enfrentamento das problemáticas sociais e ambientais de Teresina e do Estado do Piauí, recentemente recebeu o prêmio Medalha Presidente Tancredo Neves – Colar de Ouro, mediante criteriosa seleção a quem detém reputação ética moral e significativos trabalhos na Comunidade. (Abril de 2012).

Fonte: Câmara Municipal de Teresina
Por: Redação
Mais sobre: