Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dois professores piauienses são vencedores do Prêmio Professores do Brasil

Profissionais desenvolvem projetos no Instituto Federal de Corrente e no Centro Integrado de Ensino Fundamental de Piracuruca.

16/10/2018 09:50

O Piauí possui dois profissionais da educação básica entre os vencedores da etapa regional Nordeste da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). São eles o professor Leonardo Coelho de Deus Lima, docente do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), campus Corrente, na categoria Ensino Fundamental, com o trabalho “Educação Física Adaptada: análise, reflexão e ação”; e Gonçalo Lopes da Silva Neto, do Centro Integrado de Ensino Fundamental da cidade de Piracuruca, na categoria Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano), com o trabalho “Matemática e Meio Ambiente.

Os nomes dos 30 profissionais da educação básica da rede pública vencedores em todas as cinco regiões brasileiras foram divulgados nesta segunda-feira (15) Também foram conhecidos os 20 professores ganhadores da premiação especial. No total, 4.040 professores de inscreveram no PPB. O prêmio reconhece e recompensa o trabalho de docentes que contribuem para melhorias dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.


Foto: MEC

Destes 30 professores vencedores nas etapas regionais, seis serão premiados nacionalmente no dia 29 de novembro no Rio de Janeiro de acordo com as seguintes categorias: Educação Infantil/Creche, Educação Infantil/Pré-Escola, Anos Iniciais do Ensino Fundamental/1º, 2º e 3º Anos, Anos iniciais do Ensino Fundamental/4º e 5º Anos, Anos Finais do Ensino Fundamental/6º ao 9º Ano, e Ensino Fundamental.

Já na categoria Temática Especial, serão premiados 20 professores com trabalhos inscritos em uma das cinco temáticas: O esporte como estratégia de aprendizagem, uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de inovação educacional, boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento no Ensino Fundamental e Médio, práticas inovadoras de educação científicas e educação empreendedora.

A premiação referente às temáticas especiais inclui R$ 5 mil para os educadores vencedores ou as escolas, viagens e participação na programação da TV Escola. Treze estados, além do Distrito Federal, estão representados nessa categoria: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Tocantins, Pará, Rio de Janeiro e Rondônia.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação com instituições parceiras e tem por objetivo estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A premiação dá visibilidade às boas experiências pedagógicas conduzidas pelos docentes, além de oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

Nesta 11ª edição, foram distribuídos R$ 305 mil aos vencedores, bem como viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior, além de placas para as escolas dos candidatos que tiverem experiências selecionadas.

Por: Da Redação
Mais sobre: