Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições 2022: justificativa de ausência na votação pode ser enviada online

O eleitor que não puder justificar sua ausência terá até 60 dias após o pleito para regularizar sua situação sem o pagamento de multa

01/10/2022 08:52

Os eleitores que não puderem votar nas Eleições 2022 deverão justificar a ausência no primeiro e segundo turno utilizando o aplicativo e-Título ainda durante o horário de votação, que acontece das 8h às 17h, horário de Brasília. 


Leia também:

Voto branco ou nulo; entenda a diferença 
TRE: No Piauí, apenas 13% dos presos provisórios estão aptos a votar nessas eleições 


Além disso, a justificativa também poderá ser feita em qualquer local de votação, durante o pleito, mediante apresentação do requerimento de justificativa eleitoral e de um documento oficial com foto. 

Caso não seja possível fazer a justificativa durante o horário de votação, o eleitor poderá regularizar sua situação eleitoral até 60 dias após cada turno sem o pagamento de multa. O procedimento pode ser feito pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Além de preencher os documentos, é necessário anexar comprovantes (um bilhete de passagem, por exemplo) que justifiquem a ausência na votação. A justificativa será analisada por um juiz eleitoral.

(Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Quem estiver no exterior pode justificar pelo e-Título no horário da votação. Também é possível fazer a justificativa posterior com prazo de 60 dias após cada turno ou 30 dias depois do retorno ao Brasil. 

Em todos os casos, o eleitor deve fazer uma justificativa para cada turno em que não puder comparecer.

Fonte: Com informações de Agência Brasil
Mais sobre: