Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Redação do Enem 2015 aborda a violência contra a mulher

Tema 'A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira' é bastante elogiado pelos brasileiros nas redes sociais.

25/10/2015 12:38

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. É este o tema da Redação do Enem 2015. O Ministério da Educação usou suas páginas nas redes sociais para divulgar a informação pouco depois do início deste segundo dia de aplicação de provas em todo o Brasil.

O tema “Violência e Criminalidade” estava no topo da lista dos mais cotados para a Redação do Enem 2015. No entanto, o debate mais esperado pelos candidatos, dentro deste viés, girava em torno da redução da maioria penal e toda a discussão política que o assunto provocou e vem provocando no país ao longo deste ano. O combate às drogas também era uma das questões mais levantadas dentro do tema “Violência”.

Nas redes sociais, os brasileiros manifestaram apoio à decisão do MEC de abordar a violência contra a mulher na Redação do Enem 2015. Em muitos comentários, uma única expressão: “tema pertinente nesses tempos difíceis”. Professores e estudantes, que já prestaram o exame em edições anteriores, concordam que este tema abre caminho para diversas abordagens e é  um assunto fácil de ser desenvolvido pelos candidatos em uma dissertação de 30 linhas.

"Do mais antigo de todos os preconceitos surge uma das mais covardes formas de violência. Parabéns ao MEC! Justíssimo debater e discorrer sobre tão importante temática", escreveu em um dos comentários uma professora do Estado do Amapá, parabenizando a iniciativa do Ministério da Educação.

Dentre os outros temas cotados para a Redação do Enem 2015 estavam: crise política e corrupção, crise energética no Brasil, mobilidade urbana, movimentos sociais e reforma política, a crise dos refugiados na Europa, um ano para as Olimpíadas 2016 e a sociedade do consumo.

Mais sobre: