Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí já conquistou um ouro, três pratas e um bronze em Olimpíadas; veja medalhistas

São Paulo é o estado com o maior número de medalhas com 232 atletas no pódio

13/08/2024 às 09h48

 - ()

As Olimpíadas em Paris 2024 chegaram ao fim no último domingo (11) com Brasil na 20º posição no quadro de medalhas, somando 20 medalhas conquistadas nesta edição. Com esse resultado, o Brasil atinge um total de 170 pódios desde o início das olimpíadas em 1920. O estado do Piauí contabiliza ao longo da história um ouro, três pratas e um bronze.

Olimpíadas 2024: Piauí conquista ouro, três pratas e um bronze desde 1920 - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
Olimpíadas 2024: Piauí conquista ouro, três pratas e um bronze desde 1920

A trajetória olímpica do Piauí é marcada por nomes importantes no esporte nacional. A judoca Sarah Menezes fez história em Londres 2012 ao conquistar o primeiro e único ouro do estado nas Olimpíadas. Em Paris 2024, Sarah voltou ao cenário olímpico, desta vez como técnica do time feminino de judô, equipe que conquistou o ouro com Bia Souza e a prata da Larissa Pimenta. 

Na edição dos Jogos Olímpicos Paris 2024, a única medalha em que foi conquistada no Piauí foi a prata de Adriana Silva no futebol feminino no sábado (10), em partida contra os Estados Unidos. Além dessas conquistas, o Piauí também comemorou a prata do velocista Cláudio Roberto Souza nos Jogos de Sydney 2000 e as medalhas no futebol: a prata de Rômulo em Londres 2012 e o bronze de Zé Maria em Atlanta 1996.

Olimpíadas 2024: Piauí conquista ouro, três pratas e um bronze desde 1920 - (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil) Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Olimpíadas 2024: Piauí conquista ouro, três pratas e um bronze desde 1920

No cenário nacional, São Paulo é o estado com o maior número de medalhas, com 232 atletas no pódio, seguido por Rio de Janeiro com 99 medalhas e Minas Gerais com 45.

Entre os destaques paulistas, Rebeca Andrade, nascida em Guarulhos, se sobressai com seis medalhas olímpicas, incluindo dois ouros em Tóquio 2020 e Paris 2024 e a judoca Bia Souza conquistou três medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024. Outros grandes nomes incluem Robert Scheidt, com cinco medalhas no iatismo, e César Cielo, na natação brasileira, marcou história ao conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 nos 50 metros livre e estabelecer um recorde olímpico nessa mesma prova.

O Rio de Janeiro, por sua vez, é representado com bicampeãs olímpicas do vôlei feminino, Fabi Alvim e Thaísa, e os velejadores Marcelo Ferreira e Martine Grael, que conquistaram três medalhas cada um. Enquanto Minas Gerais se destaca principalmente no vôlei, com atletas como Fabiana e Ana Patrícia, além do histórico ouro de Giovane e Talmo em Barcelona1992, que fizeram história no esporte.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral