Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cena artística piauiense perde o ator e músico Rubens Lima

Ele estava internado há cerca de quinze dias na UTI do hospital HTI e faleceu na manhã de hoje (11) em decorrência de falência hepática e renal.

11/04/2016 13:01

A cultura piauiense está enlutada. Faleceu nesta segunda-feira (11), o médico, ator e músico Rubens Lima, aos 64 anos. Ele estava internado há cerca de quinze dias na UTI do hospital HTI e faleceu por volta das 5h da manhã em decorrência de uma falência hepática e renal. O velório acontece durante todo o dia na Pax União e o sepultamento será realizado às 17h, no Jardim da Ressurreição.

Rubens Lima há décadas atuava no cenário cultural piauiense. Esteve à frente de espetáculos de teatro e recentemente, como músico, apresentava um show com intepretações de Cole Porter. Segundo Viriato Campelo, um dos amigos mais próximos de Rubens Lima, ele passava por complicações de saúde desde que teve um Acidente Vascular Cerebral – AVC, há cinco anos.

“Ele vinha enfrentando problemas desde que sofreu o AVC. Como médico ele foi o primeiro psiquiatra infantil no Piauí, fez muito trabalhos para as crianças e com os autistas. Como artista foi um dos mais relevantes dos últimos 40 anos, tanto como ator e como cantor. Recentemente havia regravado o disco ‘Norte triste Teresina’, álbum de canções de autores piauienses lançado há 40 anos”, relembrou Viriato Campelo.


Foto: Divulgação Fotos e Trilhas/Festival de Inverno de Pedro II

O diretor de teatro Aci Campelo conheceu Rubens Lima através dos trabalhos em conjunto que realizavam para o teatro.  Ele comenta que o artista era um grande articulador do cenário cultural piauiense. “Conheci o Rubens ainda nos anos 80 quando nós montamos e dirigimos o espetáculo ‘Mate-me com teus beijos’, uma peça dele. Depois, como autor do livro ‘História do teatro piauiense’, comecei a pesquisar e o conhecer melhor. O Rubens era um ativo participante do movimento cultural dos anos 80, tendo atuado como diretor do Theatro 04 de Setembro”, conta.

Aci Campelo destaca ainda que Rubens Lima era um estudioso da área do teatro e contribui com discussões em torno da área.  “Ele atou em diversas frentes culturais, do teatro, como ator na década de 80, e como músico. Era uma figura participante. Sem dúvida foi um grande fomentador da cultura local. Gostava muito de Bertolt Brecht, um dramaturgo alemão, e discutia muito esse autor nas suas obras. Gostava muito de propor discussões sobre a teoria do teatro, era sempre de vanguarda nesse sentido, e atua também em peças infantis.”


Foto: Divulgação Fotos e Trilhas/Festival de Inverno de Pedro II

No campo da música piauiense, Laurenice França, coordenadora da galeria Nonato Oliveira, no Clube dos Diários, destaca que Rubens Lima exerceu grande influência. De acordo com ela, ele é lembrado por vários músicos de vanguarda. “O Rubens tem uma importância muito grande. É um artista que tem uma história construída ao longo de muitos anos, com trabalhos de grande qualidade e que influenciaram a musica piauiense”, diz, acrescentando “Nós estamos em luto, arte piauiense está em luto, perdemos um grande artista, um grande ser humano e um grande psiquiatra.”.

No ano passado, segundo conta Laurenice, Rubens Lima fez uma apresentação memorável dentro da programação do Projeto Seis e Meia. Para o palco, levou uma das coisas que melhor fazia: as interpretações de Cole Porter.  “O grande show que eu considero da carreira do Rubens, é o ‘Rubens interpreta Cole Porter’, que ele manteve até os dias atuais. Ele abriu no ano passado o retorno do Projeto Seis Meias e o show da cantora Leila Pinheiro. Apresentações que reuniram um bom público. Ele tinha essa facilidade de aproximar as pessoas, tinha uma energia boa e uma relação maravilhosa com todo mundo.”

Por: Yuri Ribeiro - Jornal O Dia
Mais sobre: