Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuva no Piauí: 162 municípios estão sob alerta para risco de temporais

Ação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis deve levar instabilidade ao sertão piauiense e à microrregião de Picos.

23/11/2020 08:26

final de semana foi de tempo atípico em boa parte do Piauí para o B-R-O-Bró. Com chuva, céu nublado e temperaturas amenas, o Estado se encontra com boa parte de seu território sob alerta de perigo potencial para risco de chuvas fortes e temporais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há 162 cidades piauienses na área de aviso meteorológico para evento adverso, ou seja, em risco de precipitações mais intensas.


Foto: Reprodução/INMET

O aviso se estende até as 11 horas de hoje, conforme aponta o boletim. A probabilidade é de precipitação entre 20 a 30 milímetros por hora, ventos intensos entre 40 e 60 Km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 De acordo com o climatologista Werton Costa, a microrregião de Picos é uma das que poderá ser mais afetada devido à cação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN): “Há formação de instabilidade sobre o sertão piauiense. A partir do giro do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, as instabilidades migram das proximidades de Itainópolis para a microrregião de Picos. Os movimentos são de Sudeste para Nordeste”, explica.


Foto: O Dia

O INMET alerta para que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores pois há leve risco de queda e descargas elétricas. É recomendado também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e em caso de emergência, deve-se contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: