Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Estudantes de Ipiranga do Piauí escrevem cordéis sobre a doença

A iniciativa surgiu após os professores perceberem que os estudantes estavam desanimados por causa da pandemia.

21/08/2020 09:13

A pandemia afastou muitos alunos das salas de aulas, em algumas localidades, o ensino remoto foi uma opção para retornar as atividades. Mas na Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rêgo, em Ipiranga do Piauí, há 263 km de Teresina, os professores perceberam que seus estudantes estavam ociosos e os incentivaram a escrever cordéis sobre o Covid-19.

“O projeto “Nosso Cordel” idealizado e desenvolvido pela professora Lecy Ramos veio de encontro com a busca ativa pelos nossos alunos, em meio ao desanimo de nossos discentes a devolutiva das atividades também não estava acontecendo. Na busca por alternativas de envolvê-los a professora Lecy Ramos após acompanhar as aulas do Canal Educação, teve a ideia de uma produção textual coletiva, um cordel sobre o coronavírus já que é uma temática muito presente na nossa vida atualmente”, explica Joelma Leal diretora da escola.


Escola incentiva estudantes a escrever cordel sobre coronavírus. Foto: Capa do cordel 

A partir disso, a professora fez um verso e enviou para um aluno para dar continuidade e este passaria a outro aluno de forma que todos participassem. O desafio foi aceito pelos estudantes, e até mesmo os que não acesso a internet se envolveram e através das atividades impressas.


Cordel sobre o covid-19. Foto: Divulgação

O projeto trabalha ainda a inclusão trazendo nossos os com deficiência a participarem. Segundo Joelma Leal, a recepção da comunidade escolar foi muito satisfatória, pais, alunos e professores. O livreto do “Nosso Cordel” se encontra na biblioteca da escola.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: