Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: No Piauí, 60% das pessoas com sintomas não procuram atendimento médico

São considerados como sintomas conjugados da Covid-19: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; febre, tosse e dor no peito.

23/10/2020 16:26

Em setembro, seis em cada dez pessoas do Piauí (60,6%) que relataram ter sintomas conjugados relacionados à síndrome gripal da Covid-19 não procuraram atendimento em estabelecimento de saúde. Em agosto, o percentual havia sido de 29,1%, o que indica um aumento de 108% daqueles com sintomas conjugados relacionados à Covid-19 que não procuraram atendimento. É o que aponta a PNAD COVID19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Leia também:

A pesquisa não trata de diagnósticos médicos, mas apenas de informações relatadas pelas próprias pessoas. São considerados como sintomas conjugados da Covid-19 para a pesquisa: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; febre, tosse e dor no peito.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Todavia, houve redução no percentual de pessoas que relataram ter tido sintomas conjugados da Covid-19 em setembro. Em agosto, o indicador era de 0,7% da população piauiense, que caiu para 0,2% em setembro. Em números absolutos, significa que 22 mil pessoas haviam relatado a situação em agosto, passando a apenas 7 mil em setembro.

Também reduziu a quantidade daqueles que relataram ter tido algum dos sintomas isolados relacionados a síndromes gripais em geral. Era 4% da população piauiense em agosto, que caiu para 3% em setembro. Isso significa que, de 131 mil pessoas em agosto, o número passou a 98 mil em setembro.

Os 12 sintomas relacionados a síndromes gripais em geral são: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular.

Das pessoas com sintomas isolados relacionados a síndromes gripais em geral, sete em cada dez (73,6%) não procuraram estabelecimento de saúde em setembro, percentual que permaneceu estatisticamente estável com relação ao que foi verificado em agosto.

Diminuem os percentuais de pessoas com medidas rígidas de distanciamento social no Piauí

Em setembro, o Piauí teve queda nos percentuais de pessoas que afirmaram estar rigorosamente isoladas e daquelas que só saíram de casa por necessidades básicas. Em contrapartida, houve aumento na proporção de pessoas que informaram terem diminuído o contato, mas que continuaram saindo de casa e/ou recebendo visitas.

Cerca de 31,1% da população piauiense estava rigorosamente isolada em julho, percentual que caiu para 28% em agosto e chegou ao menor patamar em setembro, com 24,6%. Já o percentual de pessoas que ficaram em casa e só saíram por necessidades básicas era 46,5% em julho, passando a 43,7% em agosto e chegando a apenas 39,4% em setembro.


 Por outro lado, cresceu o percentual daqueles que reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa e/ou recebendo visitas: de 21,4% em julho, foi a 27,2% em agosto e alcançou 34,7% em setembro. Também aumentou o percentual de pessoas que afirmaram não adotar medida de restrição de contato, que era de 0,8% em julho, caiu para 0,7% em agosto, mas voltou a subir em setembro para o maior valor registrado pela pesquisa para o Piauí: 1,2%.

               

Por: Nathalia Amaral, com informações do IBGE.
Mais sobre: