Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: só 20% dos piauienses procura atendimento médico ao ter sintomas de gripe

IBGE: a grande maioria da população do Piauí descumpre norma de saúde que permite um eventual diagnóstico e tratamento precoce da covid-19.

24/07/2020 07:43

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (23) os números da PNAD Covid referentes ao mês de junho. A pesquisa visa identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e também quantificar as pessoas com sintomas associados às síndromes gripais. Um dado preocupante chama a atenção: a maioria das pessoas com síndromes gripais no Piauí não procuram atendimento médico nos estabelecimentos de saúde.

Leia também: Governo pede que as pessoas busquem o médico aos primeiros sintomas 

De acordo com o IBGE, aproximadamente 185 mil piauienses, o que equivale a 5,6% do total da população do Estado, apresentaram algum sintoma de gripe em junho. No entanto, apenas 38 mil pessoas, ou seja, 20,5%, procuraram atendimento médico conforme prevê os protocolos de contenção e combate ao coronavírus. Isto significa dizer que cerca de 79,4% dos piauienses que relataram ter tido pelo menos um sintoma relacionado à síndrome gripal em junho, não procuraram atendimento em estabelecimentos de saúde.

Vale lembrar que a recomendação tanto dos órgãos públicos quanto da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as pessoas busquem um médico assim que começarem a sentir os primeiros sintomas de gripe, porque isso permite um eventual diagnóstico e tratamento precoce da covid-19 e pode evitar futuras complicações da doença.


As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para o diagnóstico da covid - Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina

A pesquisa do IBGE não trata de diagnósticos médicos, mas apenas informações relatadas pelas próprias pessoas entrevistadas. Os 12 sintomas relacionados à síndrome gripal são: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dos nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular.

O IBGE conjugou, entre os sintomas investigados, aqueles mais associados à covid-19. Foram considerados o seguinte conjunto de sintomas: perda de olfato ou de paladar ou tosse, febre e dificuldade para respirar ou febre, tosse e dor no peito. Com base nestes sintomas, quase dobrou o número de piauienses que afirmaram ter apresentado sintomas conjugados de síndrome gripal. Eram 18 mil em maio no Estado, e em junho este número chegou a 31 mil. Destes últimos, mais da metade não procurou atendimento médico (53,7%).

Leia também: UBS’s abrem no feriado e fim de semana para atender casos de síndrome gripal 

UBS’s de Teresina já fizeram mais de 150 mil atendimentos de síndromes gripais

Se por um lado, a pesquisa do IBGE aponta a inércia do piauiense em procurar atendimento médico quando apresenta sintomas de síndromes gripais, por outro, os dados da Prefeitura de Teresina apontam que os casos de pacientes recebidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sintomas de gripe, aumentou ao longo do último mês.

No resultado da 14ª etapa da pesquisa sorológica divulgada na quarta-feira (22), a PMT informou que foram feitos 157.734 atendimentos por síndrome gripal na rede básica de saúde da capital do final de maio até as primeiras semanas de julho. Em uma semana, chegaram a ser realizados mais de 20 mil atendimentos. 

Este número, no entanto, já vem apresentando queda nas duas últimas semanas: ao longo da semana passada foram feitos 629 atendimentos, uma média de 90 por dia. A redução foi de 3% em relação ao período anterior, quando 647 pessoas buscaram auxílio médico. 

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: