Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Doação de sangue caí 50% durante a pandemia, diz diretor do Hemopi

No dia 25 de novembro, o órgão busca agradecer os doadores e conscientizar as pessoas para este momento de empatia.

25/11/2020 12:24

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data busca agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação. No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), as doações tiveram queda de quase 50% durante a pandemia, e com isso dificultou a manutenção de estoque de sangue para atender a demanda hospitalar do Estado.


Leia também:

Anvisa derruba trecho que impedia doação de sangue por homens gays 


Por este motivo desde março, o Hemopi busca alternativas no sentido de normalizar o estoque de sangue, assim são realizadas desde a conscientização da população; divulgações nas redes sociais e imprensa; desmistificação em relação a doação de sangue e ações itinerante para levar o Hemocentro para perto das comunidades.

"Estamos garantindo que as pessoas possam vir doar com todas as condições de segurança, no sentido de evitar aglomeração e manter o distanciamento social. As pessoas também podem agendar o horário  ou podem vir de maneira espontânea", explica do diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins

Além disso, o Hemopi adotou medidas para garantir maior segurança, assim foram instaladas cabines individuais de higienização na entrada principal da sede em Teresina, além de totens para higienização das mãos com álcool em gel em todos os andares do prédio.


Doação de sangue caí 50% durante a pandemia, diz diretor do Hemopi. Foto: Arquivo O Dia

"Você que já é doador de sangue, quero lhe parabenizar por este simples gesto e grandioso que é oferecer ao próximo a oportunidade de ter a saúde restabelecida através de uma bolsa de sangue. Já para você que nunca doou, está mais do que na hora, de refletir sobre o nosso dever de cidadão e empatia que é a doação de sangue", conclui.

Quem pode ser doar do sangue?

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. No dia da doação, é necessário apresentar documento de identidade original com foto .Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Em Teresina, o Hemocentro funcionando na Rua 1º de Maio, ao lado do Hospital Getúlio Vargas, no Centro de Teresina, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e feriados o funcionamento é até 17h.

O agendamento das doações de sangue pode ser feito através dos telefones:

Teresina (86) 9 8894 6614 

Parnaíba (86) 9 8894 7159 

Picos (89) 9 8801 1717 

Floriano (89) 9 8801 1984

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: