Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Doações de sangue no Hemopi caem quase 30% no período das férias

Enquanto o estoque do Hemopi cai, é neste período que mais se precisa de bolsas de sangue, pois é quando costumam acontecer mais acidentes.

13/11/2015 07:42

Fim de ano chegando, férias se aproximando e muitas pessoas aproveitam este período para viajar. Com menos pessoas em Teresina, diminui também a quantidade de doadores que se dirigem ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), fazendo com que o banco de sangue sofra uma queda de quase 30%.

Para isso, o Hemopi conta com a conscientização dos doadores para que compareçam ao Centro regularmente e contribuíam com este gesto de solidariedade. A supervisora de Captação de Doadores do Hemopi, Suzane Rocha, explica que, todos os anos, há essa queda nas doações, sobretudo por conta dos feriados prolongado.

Entretanto, ela chama atenção para a necessidade das doações. “As pessoas viajam, se deslocam para outras cidades e estados e a nossa demanda de doações cai. E, às vezes, é nesse período que mais acontecem acidentes, devido à imprudência e os exageros”, disse.

Suzane Rocha reforça que o Hemopi abastece todos os municípios do Piauí e que a demanda tem aumentado muito nos últimos anos. E, para suprir essa necessidade, algumas campanhas são intensificadas neste período, como forma de impulsionar essas doações, sobretudo em faculdades e empresas.

“A quantidade que precisamos diariamente oscila muito. Geralmente, estamos estáveis, mas, como a demanda é grande, amanhã já pode estar baixo, então precisamos sempre ter doações acontecendo. As pessoas precisam entender que precisamos sempre de doações, porque muita gente precisa, em diversos hospitais, para cirurgias, entre outros”, fala.

A supervisora de Captação de Doadores do Hemopi conta ainda que são coletadas, diariamente, entre 120 a 150 bolsas de sangue; porém, a quantidade ideal fica em torno de 200 bolsas. “Quando tem campanha, esse número geralmente sobe para 200. Já em períodos críticos, como agora, cai para 90. Por isso, tentamos sensibilizar as pessoas, para elas virem doar e fazerem isso periodicamente, pelo menos duas ou três vezes no ano”, finaliza Suzane Rocha.

Dia do Doador Voluntário

Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário, celebrado 25 de novembro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) irá realizar uma semana repleta de atividades. De 23 a 28 de novembro, quem visitar o Hemopi poderá, além de doar, assistir a apresentações artísticas, receber folders explicativos, degustar um lanche especial e receber camisetas da campanha. As atividades acontecerão durante toda a semana, a partir das 8h.


Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: