Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem digital: Mais de 60% dos candidatos do Piauí não compareceram ao exame

Dos 1392 candidatos inscritos, 477 realizaram a prova em Teresina e Parnaíba, o que representa uma taxa de 34,2% de presença.

01/02/2021 11:05

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (1º), pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Piauí ficou na décima posição (65,8%) em relação ao índice de abstenção no primeiro dia da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos 1392 candidatos inscritos, 477 realizaram a prova em Teresina e Parnaíba, o que representa uma taxa de 34,2% de presença. No Brasil, o índice de abstenção foi ainda maior, 68,1%.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


Leia também: 

Primeira prova do Enem digital acontece hoje (31); 1.600 candidatos no Piauí 


Ao todo, foram preparadas 1600 máquinas para que os candidatos pudessem realizar as provas em 71 laboratórios nos 20 locais de provas dos dois municípios. 

"Foi um formato novo e são muitos desafios impostos pela pandemia. A Seduc deu todo o suporte pedagógico para a preparação dos alunos através dos recursos que temos a disposição. O Canal Educação tem sido um grande exemplo de como a tecnologia pode mediar esse ensino", explicou a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação, Viviane Carvalhedo.

No próximo domingo, 7, acontecerá o segundo dia de provas e os alunos que não compareceram ao primeiro dia poderão realizar a provar digital normalmente. A orientação foi dada pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "É importante que os estudantes cadastrados para realizar as provas nessa modalidade digital, que não compareceram ao primeiro dia, possam ir no segundo para que tenham a experiência de como funciona o formato", disse Viviane. 

Mais sobre: