Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inscrições para o Sisu 2020.2 começam hoje; veja o passo a passo

A partir deste ano, as inscrições acontecem no site Gov.br. Além disso, foi incluso a modalidade de cursos EaD.

07/07/2020 09:53

Os estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, podem se inscrever a partir de hoje, 07 de julho, no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do meio do ano. Ao todo serão ofertadas 51 mil vagas em instituições de ensino superior do Brasil. As inscrição vão até o dia 10 de julho.

Além disso, está segunda fase do Sisu terá vagas para cursos presenciais e na modalidade a distância (EaD). Lembrando, que somente os estudantes tiraram nota maior que zero na redação  e que não tenha participado do Enem como treineiro, podem se inscrever. 

 Como se inscrever:

Este ano,  o 2° Seletivo do Sisu terá mudanças, também, na hora de se inscrever.  Veja esse passo a passo. 

Para se inscrever o estudante tem que primeiro acessar a página do Sisu , clicar na aba “Fazer Inscrição”, em seguida irá  aparecer uma mensagem informando que a partir dessa edição o SISU irá utilizar o Login Único do governo federal. 

Caso você  não  tenha esse login, clique em “Criar conta" e preencha os seus dados para cadastrar sua conta. Se você tiver uma conta no Login Único, basta informar o CPF e clicar em avançar. 

Quando você acessar o site pela primeira vez o sistema pedirá autorização para ter acesso aos seus dados pessoais, clique em “Autorizar". A partir disso, o Sisu será acessado somente através do Acesso Gov.Br , e não mais pelo site sisu.mec.gov.br. 


A partir dessa edição o SISU irá utilizar o Login Único do governo federal. Imagem do site do Sisu

Como escolher a opção de curso?

Ao finalizar o cadastro, o candidato pode acessar o Gov. Br para escolher até duas opções de cursos, sendo na mesma instituição ou em outras universidades. 

Na primeira escolha, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”, pesquise as vagas disponíveis através do nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “Escolher este curso”. 

Após escolher o curso, o estudante deve selecionar a opção de vagas por ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. 

Nota de corte:

A nota de corte vai variar de acordo com curso, instituição e estado. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. Mas, estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no SiSU.

Dependendo do curso, os critérios para a classificação de candidatos é a seguinte: maior nota na redação, maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, isso a depender da área de estudo.

Resultado do Sisu

Em um cronograma divulgado pelo MEC está  previsto que o resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, entre os dias 14 e 21 de julho.

 A partir disso, é preciso acompanhar as convocações feitas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: