Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jogos Escolares Piauienses começam nesta terça (27); edição de 2023 será a primeira com paralimpíada

Finalidade da novidade é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual.

26/06/2023 às 12h58

27/09/2023 às 15h54

Os Jogos Escolares Piauienses (JEPs) 2023 estão de volta e com novidade! Esta é a primeira edição que contará com a paralimpíada, que tem como finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas. Os JEPs serão realizados até o dia 2 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado. 

Jogos Escolares começam nesta terça (27). - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Jogos Escolares começam nesta terça (27).

A previsão é de que 5.300 estudantes de escolas públicas e privadas participem, o dobro do total e participantes do ano passado - 2.079. Para receber a abertura do evento, o Ginásio Verdão passou por algumas reformas pontuais. O espaço que ficou quatro anos com a iniciativa privada, foi devolvido ao setor público, que agora administra o espaço.

O evento ocorrerá em vários espaços esportivos da capital e contará com a participação de estudantes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Nas paralimpíadas, poderão participar alunos na faixa etária de 11 a 17 anos das escolas públicas e particulares regulares. O investimento da Seduc nos jogos é de R$ 1,4 milhão, recurso usado no transporte, na alimentação, na premiação, no deslocamento, na hospedagem dos alunos para todas as etapas dos jogos escolares piauienses.

A secretária de Esportes Josiene Campelo falou sobre a importância dos JEP's na integração do esporte com a educação. “Os jogos escolares vão muito além de uma competição esportiva. Dá qualidade de vida para nossas crianças e nossos jovens, como também, inclusão social e o espírito esportivo. É muito importante essa integração entre a educação e esporte. É um reflexo positivo na vida escolar desses jovens, como também na formação de cidadãos. Esse ano, ampliamos os jogos escolares”, exaltou a secretária.

Rafael Fonteles - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles destacou os investimentos na área do esporte. “Nós falamos nisso na campanha: política de saúde pública e segurança pública têm que apostar no esporte. É uma maneira que investimos e, com pouco recurso, geramos um impacto enorme na sociedade”, frisou o governador.

Jogos classificarão estudantes para etapas regionais e nacionais

Nas etapas nacionais, os Jogos da Juventude (JUV) vão acontecer em Ribeirão Preto (SP), de 1 a 16 de setembro. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), acontecem em novembro, mas ainda sem local definido. As Paralimpíadas Escolares Regionais vão ocorrer em Belém (PA), de 8 a 12 de agosto; e a Paralimpíada Escolar Nacional, em São Paulo (SP), em novembro de 2023.

Mais sobre: