Leucemia: Samuel Tavares, de 3 anos, precisa de doação de medula óssea

Samuel foi diagnosticado em agosto com a doença após o aparecimento de manchas no corpo.

25/11/2020 13:24h - Atualizado em 25/11/2020 15:51h

Compartilhar no

A história do Samuel Tavares de 3 anos, mudou nos últimos 7 meses, ao descobri um câncer infantil. No mês de abril começaram a aparecer algumas manchas roxas e vermelhas no corpo do Samuel, ao ser levado no médico, foi diagnosticado e medicado para uma possível alergia. Com o passar dos meses as manchas foram sumindo, mas em agosto os hematomas retornaram e dessa vez a medicação passada pelo médico não resolveu a situação.

Com isso, os pais de Samuel, Arlete Rodrigues Tavares e Cicero Rodrigues Tavares, levaram a criança em outro especialista que descobriu, a partir de exames de sangue, que as plaquetas da criança estavam baixas. Assim, foram transferidos pata outra médica que ao fazer exames mais detalhados Samuel foi diagnosticado com Leucemia Mielóide Aguda. Uma doença que progride rapidamente e produz células que não estão maduras e não conseguem realizar as funções normais.


Leucemia: Samuel Tavares, de 3 anos, precisa de doação de medula óssea. Foto: Arquivo Pessoal

Deste modo, Samuel precisa de transplante de medula óssea, e este procedimento não é feito no Piauí. Os irmãos de Samuel não são compatíveis com ele, agora os pais vão passar pelos testes para saber se há compatibilidade com a criança. E caso não sejam, Samuel irá para o banco de dados de Doação de órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Arlete Tavares, neste momento Samuel está internado para fazer a última sessão de quimioterapia e quando finalizar, ele irá ficar fazendo manutenção e aguardando o doador compatível para fazer o transplante de medula óssea.

"Eu gostaria que as pessoas ajudassem para saber se são compatíveis com o Samuel, eu agradeceria muito. E se puderem ajudar em oração para recuperação dele ficarei grata", diz Arlete Tavares, mãe do Samuel.

Além disso, a família neste momento necessita de ajuda financeira pois os pais da criança estão desempregados e moram de aluguel. E com os gastos para o tratamento da Leucemia, as dificuldades aumentaram.

Caso queira ajudar o Samuel e sua família, com algum valor em dinheiro poderá fazer o depósito ou transferência na conta bancária da Caixa Econômica Federal, nos dados:

Nome: Arlete Rodrigues de Sousa

Agência: 4353

Operação:013

Conta:00026752-2

Como ser um doador de médula óssea

– Procure o hemocentro do seu estado e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea.

– O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

– O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

– Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

– Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.

– Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.

– Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.

Compartilhar no
Por: Sandy Swamy

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário