Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lilian Martins toma posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado

Lilian Martins destacou o papel do TCE como agência reguladora do dinheiro público e afirmou que não passará a mão na cabeça de nenhum gestor.

17/12/2020 12:30

A conselheira Lilian Martins tomou posse administrativa, nesta quinta-feira (17), como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI) para o biênio 2021/22, juntamente com o conselheiro Kleber Eulálio que foi empossado como vice-presidente. A sessão especial no Plenário da Corte de Contas foi transmitida ao vivo pelo canal do TCE/PI no Youtube. O exercício efetivo da nova gestão inicia no dia 1º de janeiro de 2021.


Leia também: Lilian Martins pretende realizar concurso no TCE para reforçar papel fiscalizador 

Durante a sua posse, a agora presidente do TCE agradeceu aos familiares e relembrou sua trajetória até chegar ao "cume da sua carreira profissional". "Desde que assumi o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado, tenho tentado me conduzir com todo zelo e imparcialidade necessária, com uma rotina de leitura toda dedicada, tanto quanto consigo, estudando com empenho os assuntos que me são submetidos, zelando pelos meus processos, dando-lhes seguimento célere e procurando decidir da forma mais justa", lembrou.

Foto: Arquivo O Dia

A conselheira foi vice-presidente do TCE/PI na gestão que teve na presidência o conselheiro Abelardo Vilanova e aproveitou a ocasião para elogiar a condução do TCE quando o órgão esteve sob responsabilidade do conselheiro, em especial durante o ano de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Além disso, Lilian Martins destacou o papel do Tribunal de Contas do Estado como agência reguladora do dinheiro público e afirmou que não passará a mão na cabeça de nenhum gestor. 

"Estamos atentos e vai haver a contribuição para determinadas situações. Mas, não vamos passar a mão na cabeça de nenhum gestor. Principalmente nesse momento tão difícil do nosso país. O Tribunal segue atento e já tem uma comissão trabalhando desde o começou e esse trabalho vai continuar, porque a epidemia não acabou. O Tribunal segue atento às ações públicas empenhadas em cada um dos municípios. Estamos com tudo na ponta do lápis. Temos o controle do que ocorre em cada município. É um processo e leva tempo. Mas, vai se refletir na avaliação das contas do ano de 2020", frisou.

Lilian Martins foi eleita presidente, por unanimidade, em sessão especial realizada no dia 16 de outubro, juntamente com os demais integrantes da diretoria. Os novos membros da diretoria também foram empossados nesta data, são eles: conselheiro Kennedy Barros na Corregedoria-Geral; conselheiro Luciano Nunes na Controladoria; e conselheiro Abelardo Vilanova na Ouvidoria.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: