Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parque da Cidadania será inaugurado hoje com museu de arte santeira

Além da prática de esportes e de passeios, o local servirá também para a realização de eventos na área cultural.

24/06/2016 07:54

Nesta sexta-feira (24) Teresina ganha um novo espaço de lazer e cultura. O Parque da Cidadania será inaugurado logo mais à noite, a partir das 18h30. O espaço conta com uma grande estrutura para a socialização, entretenimento e esporte, além de abrigar um Museu de Arte Santeira. A abertura do local será marcada por uma extensa programação de apresentações culturais, envolvendo músicos e grupos locais. 

(Foto: Divulgação)

O Parque da Cidadania, localizado no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, tem uma área total de 8,3 hectares. O local come- çou a ser construído ainda em 2012 e teve investimentos na ordem de R$ 12 milhões, fruto de emenda parlamentar do senador João Vicente Claudino, Governo Federal e contrapartida da Prefeitura de Teresina. 

Ao longo de sua extensão, o parque dispõe de espaços pró- prios para a prática de esportes, caminhadas, shows, apresentações culturais, passeios em família e socialização. O anfiteatro tem capacidade para 1.500 pessoas, palco com camarim e banheiros. Há ainda espelho dágua, pergolados e pista de skate que foi concebida em parceria com a Associa- ção dos Skatistas. 
O Parque da Cidadania também abriga o Museu de Arte Santeira, uma das maiores expressões culturais piauienses. A galeria tem um acervo com aproximadamente 50 obras de artistas locais apoiados pela Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), responsável pela gestão do espaço. 
Dentre as obras estão peças esculpidas no formato de anjos, profetas, santos e outras figuras com significado sagrado, resultado de projetos desenvolvidos pela Semest com os grandes mestres piauienses. As esculturas já foram divulgadas em exposições em diversos pontos da cidade e agora estão reunidas para apreciação no espaço. 

Para Olavo Braz, gestor a frente da Semest, o museu é resultado de um extenso trabalho desenvolvido durante os três anos de fundação do órgão. “O que será visto nesse Museu de Arte Santeira é a somatória de iniciativas executadas nos últimos anos pela Semest em parceira com os nossos artistas. Acredito que esse será uma das coisas mais bonitas de Teresina”, pontua. 
O museu, dentro do Parque da Cidadania, foi ambientado na antiga casa de máquinas e reparo de trens, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por isso, a estrutura foi preservada e contou com algumas intervenções, autorizadas e acompanhadas devidamente pelo órgão. 
O Parque da Cidadania será inaugurado com programação cultural realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e Fundação Municipal de Cultura. O local será administrado pela SDU Centro/Norte e Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest).
Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: