Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pelo fim da greve, Governo e profissionais de enfermagem voltam a se reunir

Desembargador Erivan Lopes vai mediar nova rodada de negociações.

28/02/2016 15:57

Iniciada desde o dia 4 de fevereiro, antes do Carnaval, a greve dos profissionais de enfermagem que trabalham na rede estadual de saúde pode ter fim nesta segunda-feira, quando o desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí, vai intermediar uma nova rodada de negociações entre representantes do Governo do Estado e os dirigentes do Senatepi (Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí).

O encontro acontece a partir das 9 horas, na sede do Tribunal de Justiça do Estado. Do lado de fora do prédio, vários enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem aguardarão o resultado do encontro, e farão um novo ato para pressionar os gestores a atenderem pelo menos uma parte da pauta de reivindicações.

Segundo João Sérgio de Moura, presidente do Senatepi, são vários os pleitos da categoria, com destaque para o reajuste salarial e a regulamentação do pagamento da Gimas, uma gratificação pelas ações realizadas na saúde pública.

A categoria denuncia que o Governo alega não ter recursos para dar o reajuste e pagar a Gimas, mas durante toda a greve contratou pessoas para substituir os profissionais parados, principalmente no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, onde o movimento é mais forte.

Os trabalhadores pedem reajuste de 18%; regularização no pagamento do adicional noturno; e adequação ao plano de cargos, carreira e salários.

Secretário diz não saber de reunião

Em entrevista a O DIA, o secretário de Administração, Franzé Silva, informou que sequer tomou conhecimento acerca da nova rodada de negociações. Já o sindicalista João Sérgio informa que tanto o Governo quanto o Senatepi foram intimados a comparecer à reunião pelo próprio desembargador Erivan Lopes.

Franzé afirma que boa parte das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores estão sendo atendidas pelo Governo de forma gradativa, mas ressalta que o reajuste solicitado - de 18% - está fora da realidade local e nacional, diante da crise econômica em que o país está mergulhado.

No dia 11 de fevereiro Erivan determinou que a greve fosse imediatamente suspensa, sob pena de imposição de uma multa diária de R$ 50 mil à entidade sindical.

O magistrado acatou os argumentos apresentados pelo Governo, de que a greve estaria colocando em risco a vida de inúmeros cidadãos, e, inclusive, provocando o adiamento de cirurgias.

O sindicato, contudo, conseguiu reverter a decisão judicial, e a greve foi mantida.

Ato terá serviços à comunidade

Durante o ato em frente ao TJ-PI, os profissionais de enfermagem vão oferecer uma série de atendimentos à população, como aferição de pressão, testes de tipagem sanguínea e glicemia capilar, distribuição de camisinhas, entrega de panfletos e orientações sobre a doença causada pelo zika vírus e outras patologias.

Segundo Francisco Alex, diretor jurídico do Senatepi, profissionais de Campo Maior, Parnaíba e Floriano também vão participar do ato.

Profissionais da enfermagem durante um dos últimos atos realizados pela categoria

Por: Cícero Portela
Mais sobre: