Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Questão do Enem é anulada após ter aparecido no exame em 2018

A questão já havia aparecido na edição do passado para deficientes visuais.

19/11/2019 15:10

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (19) a anulação de uma questão da prova de ciências humanas e suas tecnologias do Enem 2019. A questão já havia aparecido na edição do passado para deficientes visuais.

O Inep identificou que a questão fez parte do Caderno Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja). O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.

Questão anulada. Foto: Reprodução Enem

Segundo o instituto, graças à metodologia do Enem, a nota dos participantes não vai ser comprometida.

Esse atendimento a candidatos com deficiência pode fazer com que algumas questões do caderno de provas específicas sejam diferentes das perguntas apresentadas aos demais candidatos.

O Inep informa que adota essa opção quando é preciso substituir uma questão com recursos visuais – como os gráficos e as imagens –, já que o trabalho de descrição desses recursos tornaria a compreensão da pergunta pergunta difícil demais para os participantes com deficiência.

Esse é o segundo ano consecutivo em que uma questão do Enem é anulada por já ter aparecido em outra prova. No ano passado, uma questão da prova de matemática teve o mesmo fim, depois de professores do Curso Anglo, em São Paulo, terem identificado que elajá havia sido publicada em 2014 no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fonte: Com informações do Inep
Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: