Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Safra no Piauí: produção total de grãos apresenta redução para 2020

Observou-se uma redução de 3,2% em relação a março; a produção foi de 4,9 milhões de toneladas

11/08/2020 13:00

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (11) os números para a safra do Piauí em 2020, com base no prognóstico realizado para o mês de julho. Observou-se uma redução de 3,2% em relação ao levantamento feito em março deste ano, que previa uma produção superior a cinco milhões de toneladas.

Contudo, apesar da redução da estimativa, a produção agrícola do estado em 2020, da ordem de 4,9 milhões de toneladas, ainda será recorde histórico de produção, com um incremento de 500 mil toneladas em relação à safra de 2019, uma elevação de 11,2%.

Leia também: Piauí deve ultrapassar a marca de 5 milhões de toneladas de grãos 

A redução no prognóstico da produção deve-se a fatores climáticos adversos observados ainda no início do ano, que interferiram no rendimento médio das diversas culturas do estado.

(Foto: Reprodução/Aprosoja)

Os principais produtos da lavoura temporária no Piauí apresentam o seguinte prognóstico de produção em 2020, com o respectivo percentual de incremento em relação à produção obtida em 2019:  soja, produção de 2,4 milhões de toneladas, incremento de 5,24%;  milho, produção de 2,2 milhões de toneladas, incremento de 19,9%; arroz, produção de 102 mil toneladas, incremento de 31,18%; e feijão, produção de 83 mil toneladas, incremento de 5,79%.

Projeção coloca o Piauí na 12ª colocação na produção de grãos no país

O Piauí, com seus 4,9 milhões de toneladas de grãos, ocupa a 12ª colocação no País, com cerca de 2% do total da produção. O Estado com a maior produção de grãos no Brasil é o Mato Grosso, com 71,9 milhões de toneladas, o que representa 28,7% do total da produção, seguido pelo estado do Paraná, com 40,8 milhões de toneladas, o equivalente a 16,3% do total da produção.

Agronegócio representa 90% do total da produção de grãos no Piauí

A produção do agronegócio no Piauí, situado basicamente na região dos cerrados, representa cerca de 90,3% do total da produção dos principais grãos. No estado, o agronegócio produz 100% da soja, cerca de 97,9% do algodão herbáceo, aproximadamente 86,6% do milho, em torno de 45,5% do arroz sequeiro e 8,24% do feijão.

Dentre as culturas permanentes, destaca-se a castanha de caju, com uma produção estimada de 23.665 toneladas, um incremento de 9,4% em relação à produção obtida em 2019 (21.631 toneladas).

Essas informações apresentadas pelo IBGE são consolidadas através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado através de pesquisas periódicas, segundo o calendário agrícola das culturas. A metodologia consiste no levantamento das informações através de reuniões realizadas em todos os municípios e homologada por entidades das áreas pública e privada – instituições financeiras, órgãos de pesquisas, extensão rural, secretarias de agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações, produtores – fundamentando todas as informações com subsídios, como pesquisas de campo em consulta aos maiores produtores, especialmente na região dos cerrados.

Por: Isabela Lopes, com informações do IBGE
Mais sobre: