Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semar fará Força Tarefa para mapear aparecimento de tubarões no litoral

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, órgãos irão avaliar se tubarões têm aparecido também em outras praias do litoral, além da Praia do Coqueiro.

07/09/2020 09:05

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, informou nesta segunda-feira (07), que a Semar, em conjunto com outros órgãos, fará um monitoramento para mapear se tubarões também têm aparecido em outras praias do litoral piauiense. Os animais têm sido vistos desde a semana passada próximos à beira-mar na Praia do Coqueiro, no município de Luís Correia.

Praia Do Coqueiro/PI. Foto: Chico Rasta/MTur


Leia mais:

Tubarões voltam a ser vistos em praia do litoral do Piauí 

Imagem de tubarão morto em praia do Piauí é falsa 

Vídeo mostra tubarões na praia do Coqueiro, em Luís Correia 


Ainda no dia de hoje, a secretária, bem como representantes da Secretaria de Estado do Turismo, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos  e demais órgãos ambientais dos municípios litorâneos, para debater sobre a presença dos tubarões próximos à zona de arrebentação. "A ideia é juntos armarmos uma estratégia para lidarmos com a situação do aparecimento dos tubarões na zona de praia no litoral piauiense", explica Sádia Castro.

Foto: Reprodução/Whatsapp

Segundo a secretária, pescadores da região já haviam relatado o aparecimento desses animais em alto mar, mas com a chegada da espécie à costa, as autoridades acenderam o alerta para garantir a segurança de banhistas. Com o feriado da Independência, a expectativa é de que as praias recebam muitos turistas no dia de hoje. Por isso, a Semar pede que as pessoas evitem entrar na água.

"Nós recomendamos fortemente que as pessoas, se forem a praia, evitem entrar na água, evitem mergulhar, tenham cuidado redobrado com as crianças e com os idosos, e também evitem de praticar esportes náuticos", recomenda a Secretária de Meio Ambiente.

Até o momento, as autoridades não sabem o que teria causado o aparecimento desses animais tão perto da costa. Uma das hipóteses é de que, com a pandemia, as praias ficaram mais silenciosas e desertas, contribuindo para que esses predadores busquem alimentação na zona de arrebentação. 

.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: