Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após noite de negociações, Assembleia elege novo conselheiro do TCE, veja os candidatos

O pleito foi regado a polêmicas e articulações de bastidores desde que o conselheiro Luciano Nunes se aposentou compulsoriamente do cargo

15/09/2021 16:40

Atualizado as 09h05

A noite da última quarta(15) foi de intensa articulação dos candidatos ao Tribunal de Contas. Os deputados do Partido dos Trabalhadores estiveram reunidos com apoiadores em um restaurante da capital em busca de votos para a candidata Flora Izabel. O diálogo continua sendo feito ainda na manhã desta quinta (16). Nos bastidores Flora Izabel teria recebido diversas adesões após a "entrada" do governador Wellington Dias no pleito. 

Em um restaurante da zona leste da capital, deputados do Partido dos Trabalhadores se reuniram com Nerinho (PTB) e Evaldo Gomes (Solidariedade) em busca de apoio a candidatura de Flora Izabel. Regado a um bom vinho a reunião também contou com a presença da deputada Jannaína (PTB) e se estendeu pela tarde e noite da última terça. 

Aguarde mais informações

FOTO: Reprodução Instagram




A Assembleia Legislativa define nesta quinta-feira (16), em sessão especial, o nome do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Ao todo, 10 candidatos disputam a vaga, sendo seis profissionais da sociedade civil e quatro deputados de mandato.

O pleito foi regado a polêmicas e articulações de bastidores desde que o conselheiro Luciano Nunes se aposentou compulsoriamente do cargo. Antes mesmo da Alepi ser notificada da vacância, parlamentares buscaram atrair apoios importantes, como do governador Wellington Dias e do presidente da Assembleia, Themístocles Filho.


Leia também:  De volta à Assembleia, Hélio Isaías declara apoio a Zé Santana na eleição do TCE 
Eleição do TCE: MDB nega qualquer diálogo com o PT para aliança com Flora 
Governador reúne deputados individualmente após dissidência de Hélio Isaías 


A deputada Flora Izabel (PT) foi quem conseguiu atrair os chefes do Executivo e Legislativo, contudo, a medida não foi necessária para barrar que outros candidatos da base lançassem candidatura, como Zé Santana (MDB) e Flávio Nogueira Junior (PDT). Por outro lado, Wilson Brandão (Progressista) buscou unir dissidentes da base governista e a bancada de oposição entorno do seu nome.

Foto: Arquivo O Dia

De fora da Alepi, seis candidatos tiveram candidaturas homologadas. Eles são advogados (Nayara Figueiredo e Thiago Normando), contador (Roosevelt Figueiredo), auditor fiscal (Ricardo Teixeira), promotor (Flávio Teixeira) e auditor de controle externo do TCE (José Cardoso).

Os candidatos participaram de uma rodada de entrevistas no programa O Dia News, da O Dia Tv, e apresentaram seus históricos profissionais e ideias para o cargo. Os seis candidatos da sociedade compareceram, enquanto os quatro deputados alegaram incompatibilidade de agenda.

Ricardo Teixeira 

Ricardo Teixeira  é auditor fiscal do município de Teresina há 13 anos. Atualmente está no mandato de controlador-geral do município de Teresina. Ele tem formação em contabilidade, é especialista em contabilidade de orçamento público, tem MBA em liderança em gestão pública. Ele defendeu a imparcialidade nos julgamento do TCE-PI.

Foto: Jailson Soares / O Dia

Thiago Normando

Thiago Normando  é administrador e advogado. É também professor universitário e possui cerca de 15 anos de experiência com gestão pública. Ele tem atuação ainda em empresas privadas nacionais e multinacionais. Com essas atribuições, ele se apresentou como candidato ao Tribunal de Contas. Ele defendeu que o TCE deve promover mais transparência em sua atuação.

Foto: Jailson Soares / O Dia

Roosevelt Figueiredo

Roosevelt Figueiredo  é contador e possui atuação no Tribunal de Justiça. Ele é mestrando em gestão, autor de livros de contabilidade pública e professor em instituições de ensino superior. Roosevelt é filho do ex-deputado Chico Figueiredo. Ele defendeu a fiscalização por função de governo.

Foto: Jailson Soares / O Dia

Flávio Teixeira

Com a atuação em diversas promotorias do estado desde 1996, Flávio Teixeira também já exerceu o cargo de assessor jurídico do Banco do Brasil e de agrônomo. Ele destaca que durante os anos como promotor esteve sempre muito próximo do TCE porque se especializou na área cível. Ele defendeu que o TCE é fundamental no combate a corrupção. 

Foto: Jailson Soares / O Dia

Nayara Negreiros

Nayara Negreiros foi bancária e atuou durante sete anos como assessora de controle externo no Tribunal de Contas do Piauí. Iniciou na advocacia e logo de especializou nas pautas municipalistas. Ela atua ainda como professora de cursos de graduação e pós-graduação na área do direito. Ela defendeu o equilíbrio entre os perfis técnico e político.

Foto: Jailson Soares / O Dia

José Cardoso

José Cardoso é formado em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e especialista em controle externo. Desde 1995 atua na fiscalização de recursos públicos no TCE-PI e atualmente é o presidente Associação dos Auditores de Controle Externo do Piauí (AUD/TCE-PI). Ele defendeu a função pedagógica da corte. 

Foto: Jailson Soares / O Dia 

Flávio Nogueira Júnior 

Flávio Nogueira Júnior é formado em Medicina pela Universidade Estadual do Piauí e é especialista em radiologia e diagnóstico por imagem. Está na terceiro mandato de deputado estadual do Piauí, cargo que estava licenciado para assumir Secretaria de Estado do Turismo.

Foto: Arquivo O Dia

Zé Santana 

Zé Santana é graduado em direito pelo Centro Unificado do Piauí (CEUT) e pós-graduado em direito constitucional. Está no segundo mandato de deputado estadual, cargo que estava licenciado para exercer a chefia da Secretaria de Estado da Assistência Social. É empresário com atuação no setor de comércio e serviço.

Foto: Arquivo O Dia

Flora Izabel

Formada em Economia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi vereadora de Teresina e atualmente está no quarto mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí, Já presidiu entre outras comissões a de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação.

Foto: Arquivo O Dia

Wilson Brandão 

Wilson Brandão é engenheiro eletricista pertencente ao quadro de funcionários da Equatorial Piauí e tem ainda graduação em História e Direito. Está no oitavo mandado de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Piauí e já foi secretário de Justiça, secretário de Governo, secretário de Projetos Especiais e estava licenciado para o cargo de secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis.

Foto: Arquivo O Dia

Mais sobre: