Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TCE soma vários processos por desvios de recursos da Covid-19, diz Lílian Martins

Lilian Martins lembrou que o TCE possui uma comissão que acompanha os gastos

01/02/2021 18:02

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), Lílian Martins, revelou durante entrevista ao sistema O Dia nesta segunda-feira (1º) que há vários processos formalizados na corte de contas que têm gestores municipais como alvos por suspeita de corrupção com os recursos destinados para o combate a pandemia do novo coronavírus. 


Leia também: 'Tivemos de suportar a falta de organização do Governo Federal', diz W. Dias 

Melhorar a produtividade do TJPI é a meta para 2021, afirma Oliveira 


“Sabemos das urgências que aconteceram, mas usar de má-fé nesse período é muito mais grave do que em períodos “normais”. O Tribunal de Contas está atento a isso. Já temos muitos processos formalizados e esses gestores terão de prestar contar. Se ficar configurado o desvio de finalidade, que houve corrupção com esses recursos, com certeza as penalidades serão providenciadas”, garantiu.

Foto: Elias Fontinele / O Dia

Lílian Martins lembrou que o TCE possui uma divisão especializada em saúde e, desde que teve início a pandemia, a corte criou uma comissão que acompanha os gastos em cada um dos municípios, especificamente na área da saúde. A presidente alerta os gestores para a importância de uma boa assessoria técnica e o respeito a legislação. 

“Nós temos gestores de todos os tipos, das mais variadas origens. A democracia permite isso. Gestores que entendem de administração, os que não entendem. Muitos têm boa fé, mas por falta de uma boa assessoria, por falta de conhecimento do seu município e do estado, acaba ocorrendo muitas falhas”, disse a presente. 

Ela orienta que os novos gestores municipais busquem se capacitar com o TCE para garantir o cumprimento da legislação. “A administração exige que você trabalhe com as leis e com a Constituição. Mas muitas vezes isso passa despercebido. O Tribunal de Contas está para separar os gestores que trabalham corretamente dos que atuam de má-fé’, concluiu. 

Mais sobre: