Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Título do Altos garante Fluminense-PI na Pré-Copa do Nordeste 2025; entenda

Regulamento da competição regional prevê que a segunda vaga é para o melhor ranqueado do Estado, que o próprio Altos; no caso, o Flu-PI herda a vaga.

08/04/2024 às 10h40

O torcedor do Altos está cheio de alegria com o tetracampeonato do Jacaré, conquistado no último sábado (06) diante do Parnahyba. Só que, além dos altoenses, outra torcida está “feliz” com o título do alviverde. É o Fluminense-PI, que herdou a vaga para disputar a Pré-Copa do Nordeste de 2025. Isso porque o regulamento da competição prevê que o campeão vai direto para a fase de grupos do Nordestão.

Fluminense-PI vai para Pré-Copa do Nordeste. - (Rafael Ribeiro/CBF) Rafael Ribeiro/CBF
Fluminense-PI vai para Pré-Copa do Nordeste.

Já a segunda vaga para o torneio regional é definida por meio do ranking de clubes da CBF. O Ranking Nacional de Clubes (RNC) estabelece uma classificação técnica entre 239 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. 

Além da relação das equipes apresentada, a CBF também divulga o Ranking Nacional das Federações.

A equipe melhor posicionada fica com a vaga. Como o Altos é o melhor ranqueado e foi campeão, a vaga “sobrou” para o segundo melhor colocado, que é o Fluminense-PI. O Vaqueiro passa a garantir mais uma competição no calendário 2025, e pode preparar melhor o planejamento para o ano que vem.

O tricolor não teve um bom começo na temporada deste ano. O Flu-PI caiu na fase de grupos do Campeonato Piauiense e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, onde perdeu por 3 a 0 para o Fortaleza. Para 2024, resta apenas a Série D. Caso não consiga o acesso para a terceira divisão nacional, o time da capital ficará sem divisão no ano que vem.

A Pré-Copa do Nordeste deve manter o formato deste ano, com uma eliminatória antes da fase de grupos da tradicional competição regional. Ela é disputada em duas fases mata-mata, ambas em jogo único, por 16 times, dos quais apenas quatro avançam. Neste ano, o Altos disputou o Pré-Nordestão e avançou para a fase de grupos após eliminar Santa Cruz e ASA, no Lindolfo Monteiro.

Altos venceu Santa Cruz nos pênaltis e avança de fase na Pré-Copa do Nordeste. - (Samuel Pereira / A.A Altos) Samuel Pereira / A.A Altos
Altos venceu Santa Cruz nos pênaltis e avança de fase na Pré-Copa do Nordeste.

Na fase de grupos, serão 16 clubes distribuídos em dois grupos compostos por oito equipes, que duelarão em turno único. Nas 2ª e 3ª fases, os confrontos serão em partida única, sendo considerado classificado o clube vencedor. A final será disputada em jogos de ida e volta com o clube de melhor campanha decidindo diante de sua torcida. 

_______________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.