Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Valdeci Cavalcante defende boicote a novo decreto de Wellington Dias

O presidente da Fecomércio-PI disse que as novas restrições são injustas

27/01/2021 15:22

O empresário e presidente da Federação do Comércio do Piauí (Fecomércio-PI), Valdeci Cavalcante, reagiu ao novo decreto publicado pelo governador Wellington Dias (PT) que restringe o funcionamento do comércio devido o aumento de casos da Covid-19  e da taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado. 


Leia tambémMedidas restritivas: novo decreto não inclui supermercados e academias 

Suspensão de apresentações musicais em bares e restaurantes impacta artistas 


Em vídeo publicado nas redes sociais, Valdeci Cavalcante citou Santo Tomás de Aquino para declarar que a o decreto não deve ser cumprido pelos empresários porque é uma medida injusta do governo estadual. “Santo Tomás de Aquino sempre pregou para nós:  “não devemos cumprir as leis injustas”. Esse decreto do governador ele é injusto”, disse. 

Ele também convocou os prefeitos piauienses para boicotarem as novas medidas restritivas. Valdeci Cavalcante usou a Constituição Federal para explicar que é responsabilidade dos municípios decidirem sobre as ações para combater a pandemia do novo coronavírus. 

“Esse decreto do governador é ilegal. O artigo 30 da Constituição Federal é muito claro quando compete ao município legislar sobre assuntos de interesse comum. O governador está usurpando o poder dos municípios. Recomendo aos prefeitos que cruzem os braços e não cumpra esse decreto. Vocês, prefeitos, não podem baixar um decreto revogando o do governador, mas não cumpram”, afirmou o advogado. 

Valdeci Cavalcante criticou a maneira que Wellington Dias conduziu a primeira onda da Covid-19 no Piauí e se posicionou contrário ao acolhimento de pacientes de outros estados e o envio de vacinas destinadas ao Piauí para estado do Amazonas. Ele finalizou declarando que o governador será responsabilizado pelo fechamento de empresas e o desemprego. 

Mais sobre: