Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias renova decreto e quarentena se estende até 21 de maio no Piauí

Declaração foi divulgada durante uma live na tarde desta quinta-feira (30). Piauí tem 513 casos confirmados de contaminação e 24 mortes

30/04/2020 14:53

O governador Wellington Dias (PT) anunciou que o novo decreto estadual determinou a prorrogação da quarentena no Piauí por causa da pandemia do novo coronavírus até o dia 21 de maio. A declaração foi divulgada durante uma live na tarde desta quinta-feira (30). Com a decisão, apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando. O Estado registra 513 casos confirmados de contaminação e 24 mortes. 

Um dos motivos para prorrogação do decreto foi o levantamento realizado pelo Instituto de Amostragem no qual apontou que o Piauí teria quase 4 mil casos confirmados do novo coronavírus . A dimensão da subnotificação dos casos provocou um alerta no Governo.

Foto: Reprodução You Tube.


“Foi aprovado por unanimidade pelo Comitê Emergencial Covid-19 a renovação do decreto até o dia 21 de maio. O que foi estabelecido é que é importante trabalhar o que acontecerá nessas próximas semanas, termos três semanas para medição desse acompanhamento, três semanas para investimentos em proteção, e exames para os que estão no serviço essencial”, disse o governador. 




Outro dado mencionado pelo chefe do executivo estadual se refere ao alto risco de contágio da doença. A pesquisa encomendada pelo Governo apontou ainda que o sistema de saúde pública poderá entrar em colapso no final do mês de maio , caso o isolamento social não seja eficaz.

Wellington Dias reafirmou os dados da pesquisa que revelam que o Estado chegou ao índice de contágio 2,2 – que é quando apenas uma pessoa infectada pode contaminar outras duas pessoas.

O governador esclareceu que a retomada das atividades econômicas vai acontecer de formar gradual quando 'critérios técnicos' garantirem o controle da transmissão da doença. Entre eles, foram citados: a redução da curva dos casos confirmados, redução do índice de contaminação, redução de risco de importação de pessoas contaminadas nas fronteiras, número suficientes de leitos e maior número de pacientes com alta. 

Em relação ao retorno das aulas, Wellington Dias afirmou que a previsão é de que voltem no dia 31 de julho. Segundo ele, por enquanto, a rede de educação vai funcionar em um modelo de educação virtual. “A rede de educação pode funcionar em um modelo de educação virtual através da tecnologia e caberá ao comitê tratar de algumas situações específicas”, disse.

O governador disse ainda que a decisão não é pessoal, é conjunta e tem como base a ciência. A ideia inicial era de que quarentena se perdurasse até o dia 30 de maio, mas ficou decido entre a comissão trabalhar em etapas com reuniões semanais.  

“Não é uma decisão pessoal minha, do governador Wellington Dias, mas sim de um colegiado, que teve um posicionamento na linha da ciência. Inclusive, a proposta do comitê era de 30 dias, mas depois nas discussões que foram feitas se resolveu trabalhar em etapas, com reuniões semanais até o dia 21 de maio”

Por fim, Dias comentou que o Estado tem um dos menores indicadores de óbitos pela doença no país, mas reforçou que as medidas não podem ser relaxadas.

“O Piauí comemora o fato de ter um indicador de óbito abaixo do que ocorre em outros estados com a mesma população. Estamos na terceira ou quinta posição do Brasil, mas não vamos relaxar. Esse é um dado que queremos manter e tempo para ampliar”.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado
Mais sobre: