Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Calouros de artes visuais são detidos por fazer grafite na parede da UFPI

Alunos do primeiro período foram detidos pela segurança e levados algemados pela PM até a Central de Flagrantes. Jovens foram liberados ainda na noite de ontem

07/10/2016 09:39

Dois estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí foram levados para a Central de Flagrantes, durante o final da tarde de ontem (06), após serem flagrados pela segurança fazendo um grafite numa parede do Centro de Tecnologia. Os dois foram liberados ainda no início da noite.

Segundo o estudante Nelson Moura, membro do Centro Acadêmico de Artes Visuais Arnaldo Albuquerque (Carnal), os dois jovens detidos são estudantes do primeiro período. Ele teriam sido algemados pelos policiais militares.

Nelson conta que, após serem abordados, os estudantes se apresentaram voluntariamente à segurança, que havia chamado a Policia Militar. “O chefe da segurança pegou as carteiras de estudante e o passe de ônibus deles e mandou que fossem pegar na Central da Segurança da UFPI. Então eles foram lá sozinhos. Comentaram com alguns colegas no caminho e, quando chegaram, a segurança ligou para a PM. Não ligaram para os pais, nem para o Centro Acadêmico, nem para o Departamento, para ninguém. Se não tivessem comentado no caminho, nós nem saberíamos”, relata Nelson Moura.

Na Central de Flagrantes, os jovens aguardaram até por volta das 20h30min, quando foram liberados. 

A chefe do Departamento de Artes Visuais, professora Zozilena Fróz explica que a intervenção que os alunos pretendiam realizar se trata de um tipo de grafite conhecido como “Bomb”, em que uma palavra é escrita com letras estilizadas e coloridas. “Os alunos do curso de arte gostam dos ambientes decorados. Se você ver o nosso prédio, ele é todo decorado com pinturas”, disse a professora.

“O que está acontecendo é uma onda de pichação em toda a UFPI, que não é feita pelos alunos de artes. São pessoas de fora, e acharam que foram os meninos”. Zozilena disse que a situação poderia ter sido resolvida internamente, sem a intervenção da Polícia Militar. Ela ainda reclamou pelo fato dos alunos terem sido algemados, quando não representavam risco. “É uma situação em que um ou dois pagam pela maioria”.

Segundo ela, a intervenção não chegou a ser finalizada. “Eles foram pegos com tinta branca, que usariam para preparar a parede, para depois pintar em cima”, explica.

NOTA

Em nota, a administração da Universidade Federal do Piauí disse que lamenta pelo ocorrido e relata um segurança da UFPI flagrou dois estudantes pichando o muro de um novo prédio no Centro de Ciências da Natureza (CCN), no final da tarde de ontem (06). Os estudantes foram abordados e conduzidos para a sede da Divisão de Vigilância da UFPI, de onde a Polícia Militar foi contatada e fez a condução dos estudantes para a Central de Flagrantes. O segurança acompanhou-os até a Central de Flagrantes para fazer o Boletim de Ocorrência. O boletim, segundo a nota, informa que a ação dos estudantes se caracteriza como crime de danos contra o patrimônio público e que os mesmos não sofreram nenhuma lesão.

A nota afirma que o reitor da Universidade, José Arimateia Dantas Lopes, assim que soube da condução dos estudantes, ligou para a Central de Flagrantes pedindo que fossem liberados. O pedido foi atendido e os alunos foram trazidos de volta para a UFPI.

A instituição informou ainda que realizou uma reunião com grafiteiros, no dia 26 de junho de 2016, para discutir propostas e sugestões para que seja respeitado o direito da livre manifestação sem, no entanto, causar danos ao patrimônio público, já que a universidade tem investido na limpeza dos prédios.

"A Universidade Federal do Piauí reitera o seu compromisso em defender as mais diversas manifestações artísticas, bem como o cuidado e o zelo com a nossa comunidade acadêmica e com o patrimônio público", finaliza a nota.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: