Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Diretora de presídio será investigada por agressões a detentas em Teresina

Uma das vítimas seria Maria Ocionira Barbosa, suspeita de envolvimento no assassinato do cabo da Polícia Militar Claudemir Sousa

31/01/2018 15:58

A atual diretora da Penitenciária Feminina de Teresina, Cristiana de Praga, será investigada pela Polícia Civil após as denúncias de maus tratos e tortura contra detentas da unidade, principalmente a Maria Ocionira Barbosa, suspeita de envolvimento no assassinato do cabo da Polícia Militar Claudemir Sousa.

Resultado de imagem para delegado emir maia portalodia
Delegado Emir Maia vai abrir inquérito para apurar denúncias (Foto: Jailson Soares/ODIA)

O delegado de Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias, Emir Maia, confirmou ao Portal O DIA que vai investigar o caso. “As denúncias são de discriminação e de castigo físico supostamente determinado pela atual diretora do presídio”, afirma Maia, que já solicitou ao escrivão da delegacia a abertura do inquérito de ofício.

O juiz da 1º Vara do Tribunal do Júri, Antônio Nolêto, também determinou a abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as denúncias de agressão. O pedido foi feito pelos defensores públicos Dárcio Rufino de Holanda e Jeiko Leal.

Segundo eles, as violações aos direitos de Maria Ocionira teriam se intensificado após a mudança na direção do presídio. Antes disso, a detenta trabalhava dentro da unidade e tinha direito a uma cela especial para garantir sua integridade física e psicológica. “Não podemos afirmar que houve retaliação, mas a diretora anterior (Socorro Godinho) resistiu a toda espécie de forças obscuras e não admitiu as violações ao direito de nenhuma detenta”, afirma o defensor Dárcio Holanda.

Transferência e agressões

Na última sexta-feira (26) o Núcleo de Defensores Públicos de Execução Penal solicitou o afastamento da diretora Cristiana Praga do cargo, no mesmo documento em que pediu à justiça a interdição parcial da Penitenciária Feminina.


Defensores públicos Dárcio Rufino de Holanda e Jeiko Leal (Foto: Elias Fontinele/ODIA)

De acordo com os defensores de Maria Ocionira, Dárcio Rufino de Holanda e Jeiko Leal, as agressões teriam ocorrido em duas situações. “Primeiro ela foi transferida de forma abusiva e sem qualquer comunicação para a Penitenciária Mista de Parnaíba, onde foi levada para uma sala e pressionada a confessar o crime”, comenta Jeiko Leal.

Além da violência psicológica, a mulher teria sofrido um tapa no ouvido que chegou a provocar sangramento, de acordo com o defensor público Dárcio Holanda.

A outra agressão teria ocorrido durante uma das conduções de Maria Ocionira para uma audiência no Fórum do Tribunal de Justiça. “Outra agente provocou lesões no braço da assistida. A atual diretora presenciou o fato e nada fez. Tudo isso está nos autos do pedido de instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com fotos e laudos”, afirma Jeiko.

Outro lado

O Portal O DIA solicitou à Secretaria de Justiça, através da assessoria de imprensa, o contato da diretora Cristiana Praga, mas não foi repassado. Sobre o PAD, a assessoria informou que está sendo aberta uma sindicância para apurar o caso como um todo, e não apenas com relação à conduta de uma pessoa.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: